Dragões de Ouro 2022: Conheça os vencedores

Dragões de Ouro 2022: Conheça os vencedores
| Desporto
Porto Canal

Foram vários os setores destacados na gala que vestiu de azul e branco. 17 é o número que marca os dragonados deste ano.

Maria Amélia Canossa homenageada com o prémio Recordação

Maria Amélia Canossa foi distinguida com o Dragão de Ouro na categoria “Recordação”, na cerimónia deste ano dos Dragões de Ouro. A cantora foi a responsável por dar voz ao hino e à marcha do FC Porto a partir de 1952.

 

Basílio Moreira é o Quadro do Ano

O responsável pela tesouraria do FC Porto, Basílio Moreira, recebeu o Dragão de Ouro para Quadro do Ano. O responsável pela tesouraria desempenha funções na área contabilística-financeira do clube há 25 anos, desde 1997.

 

Bilharista Daniel Sánchez é o Atleta Amador do Ano

Tal como em 2000 e 2017, Daniel Sánchez leva para casa o Dragão de Ouro “Atleta Amador”. A ligação do bilharista espanhol ao FC Porto começou em 1994 e são incontáveis os troféus que ajudou o clube a conquistar, sem esquecer outras façanhas que o levaram, por exemplo, a ser o número 1 do ranking mundial em 2017.

 

Angélica André é a Atleta Amadora do Ano

A nadadora do FC Porto, a melhor portuguesa de sempre em Campeonatos do Mundo, recebeu o Dragão de Ouro na cerimónia desta noite na categoria de “Atleta Amadora” do ano.

 

Porto Fan Token é o melhor projeto de 2022

O Porto Fan Token foi distinguido com o Dragão de Ouro na categoria de Projeto, na cerimónia oficial que decorre esta noite na Dragão Arena.

 

Casa FC Porto de Albergaria-a-Velha é a grande vencedora

A Casa FC Porto de Albergaria-a-Velha foi homenageada com o Dragão de Ouro, esta noite, na 35ª Gala dos Dragões de Ouro, no Dragão Arena.

 

New Balance recebe prémio de Parceiro do Ano

A marca desportiva New Balance é o parceiro “Dragão de Ouro” de 2022. O prémio foi atribuído na 35ª gala dos Dragões de Ouro, a festa da família portista que celebra os melhores do universo azul e branco.

 

O prémio de Atleta Revelação 2022 vai para Gonçalo Borges

O Dragão de Ouro de Atleta-Revelação do Ano foi entregue a Gonçalo Borges, que em 2022 se estreou pela equipa principal no campeonato e na Liga dos Campeões aos 21 anos.

 

Gonçalo Ribeiro é o Atleta Jovem do Ano

Gonçalo Ribeiro, guarda-redes de apenas 16 anos, conquistou o primeiro Dragão de Ouro da carreira na categoria de Atleta Jovem do Ano.

 

Otávio é o Futebolista do Ano

O Dragão de Ouro de Futebolista do Ano foi entregue a Otávio, que assinou um recorde pessoal de 18 contribuições para golo em todas as competições da época 2021/22. O luso-brasileiro chegou ao FC Porto em 2014 e passou, em 2022, a marca dos 250 jogos pela equipa principal dos azuis e brancos.

 

Gonçalo Alves galardoado “Atleta de Alta Competição”

Depois de prolongar o vínculo que o liga ao FC Porto por mais cinco temporadas, até 2028, Gonçalo Alves é o Dragão de Ouro Atleta de Alta Competição do Ano. O avançado internacional português, de 29 anos, é unanimemente considerado um dos melhores hoquistas do planeta e cumpre atualmente a oitava época na equipa sénior portista, mas já tinha passado pela formação azul e branca antes de representar Famalicense, Sporting e Oliveirense.

 

Diogo Costa é o Atleta do Ano

O Dragão de Ouro para o Atleta do Ano foi para as mãos de Diogo Costa, o dono da baliza portista e o fiel herdeiro da camisola 99 de Vítor Baía. Aos 23 anos, Diogo Costa é já um dos melhores do mundo na sua posição e prolongou recentemente a sua ligação ao FC Porto até 2027, sendo que já leva praticamente uma década de Dragão ao peito.

 

Prémio Carreira vai para Leandro Massada

O Dragão de Ouro Carreira foi entregue a Leandro Massada, doutorado em Ciências do Desporto na Área da Biologia do Desporto e intimamente ligado ao FC Porto.

 

Prémio de Sócio do Ano vai para Fernando Póvoas

O médico Fernando Póvoas é o sócio vencedor do Dragão de Ouro 2022, depois de uma carreira de 20 anos de portismo ligados ao trabalho especializado com as camadas jovens do FC Porto.

 

Fernando Gomes é o dirigente do ano

O Dragão de Ouro que homenageia o dirigente azul e branco do ano foi entregue, esta noite, a Fernando Gomes, vice-presidente do FC Porto e responsável pela área financeira da SAD portista.

 

Sérgio Conceição é Treinador do Ano pela 3ª vez

O treinador da equipa principal de futebol do FC Porto, Sérgio Conceição, foi galardoado como Treinador do Ano, na gala dos Dragões de Ouro, esta noite.

 

D. Américo Aguiar recebe Dragão de Honra

Para o Bispo Auxiliar de Lisboa “todos os momentos áureos do FC Porto têm a marca de Jorge Nuno Pinto da Costa”.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Unidade e vitória”

Na Visão do Presidente da mais recente revista Dragões, já disponível em formato digital, André Villas-Boas recorda o passado 23 de novembro como “mais um dia de grande significado na vida do FC Porto” e como “uma jornada que, por todos os motivos, fica inscrita na história do clube”. “Como nem todos tiveram oportunidade de marcar presença” na Assembleia Geral que decorreu no Dragão Arena, o dirigente considera “da maior utilidade destacar alguns aspetos cuja partilha é um reforço do orgulho em ser portista”.

Vítor Bruno: “O único desafio lançado aos jogadores foi ganhar”

Face à derrota do Sporting em Moreira de Cónegos, o FC Porto já sabe que um triunfo em Famalicão permite igualar os lisboetas na liderança do campeonato, mas do outro lado está um adversário que acabou de mudar de treinador e que gera “uma grande dose de incerteza”. No lançamento do encontro relativo à 13.ª jornada, que se disputa este sábado (20h30, Sport TV) no Municipal de Famalicão, Vítor Bruno manifestou o desejo de ver o coletivo portista com “atitude competitiva e mentalidade ganhadora”, pois estes três pontos “são muito importantes para nossa luta”.

FC Porto: Já há adversários no Mundial de Clubes

O FC Porto ficou no Grupo A do Mundial de Clubes juntamente com Palmeiras (Brasil), Al Ahly (Egito) e Inter Miami (Estados Unidos), ditou o sorteio realizado nesta quinta-feira em Miami, nos Estados Unidos. Curiosamente, o papel com o nome do FC Porto foi tirado por Teófilo Cubillas, um ex-futebolista peruano que marcou 66 golos em 110 jogos de Dragão ao peito, entre 1973 e 1977.