Dragões de Ouro: Fernando Gomes é o dirigente do ano
Porto Canal
O Dragão de Ouro que homenageia o dirigente azul e branco do ano foi entregue, esta noite, a Fernando Gomes, vice-presidente do FC Porto e responsável pela área financeira da SAD portista.
Fernando Gomes, de 76 anos, é o administrador do clube desde 2014, tendo antes uma notável carreira como presidente da Câmara Municipal do Porto e ministro da Administração Interna.
O economista formado pela Universidade do Porto foi presidente da Câmara de Vila do Conde entre 1974 e 1981, secretário de Estado da Habitação e Urbanismo do Governo de Mário Soares entre 1981-1983, deputado ao Parlamento Europeu, presidente da Câmara do Porto entre 1989 e 1999, e ministro da Administração Interna do Governo socialista de António Guterres.
Foi durante o seu mandato na Câmara do Porto que foi inaugurado o Parque da Cidade, a empresa Metro do Porto, e que o Centro Histórico do Porto foi classificado Património Cultural da Humanidade.
Recebeu também condecorações como a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, a Cruz Vermelha de Benemerência e a Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Portugal.
“No final da época passada terminou, felizmente para todos nós, um período muito difícil da vida do FC Porto. Nem todos se deram conta das dificuldades que tivemos que superar, mas dentro, na equipa que dirige este magnífico clube, liderada por Jorge Nuno Pinto da Costa, percebeu-se que este momento era decisivo para darmos um grande passo em frente, ou recuarmos para tempos que já queríamos esquecer. E foi realmente o Presidente quem, com a sua experiência e ponderação, à frente de uma grande equipa, à qual eu tenho a honra de pertencer, conseguiu que todos superássemos esse difícil momento. Ao Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, e aos meus colegas de direção que votaram para este galardão que eu me orgulho de receber, o meu muito obrigado. Sou apenas a face mais visível de uma enorme equipa que, na área económica e financeira, passou noites sem dormir, mas venceu. Como o FC Porto sabe fazer. Muito obrigado”, afirmou o vice-presidente do FC Porto.