Estatuto Editorial

O PORTO CANAL é uma estação de TV privada e generalista que tem por missão contribuir, através do esclarecimento da opinião pública e da partilha de informação, para a afirmação da identidade, da cultura e dos valores do País e das suas regiões.

O Porto Canal aposta numa programação de qualidade, diversificada e coerente, proporcionando a divulgação de actividades e realizações das personalidades e instituições, nomeadamente autarquias, universidades, empresas, fundações, associações, organizações não governamentais e outras entidades que contribuem para a afirmação da diversidade regional do País.

O Porto Canal, no plano da Informação, garante uma orientação isenta e rigorosa, independente dos poderes político ou económico e de qualquer doutrina ou ideologia, ouvindo as partes em confronto, distinguindo entre notícia e opinião, promovendo a responsabilidade, serenidade e espírito de tolerância, com exclusão explícita de incitamentos à prática de crimes ou à violação de direitos.

O Porto Canal, no plano da programação generalista, orientar-se-á por padrões de qualidade, bom gosto e senso comum, atraindo uma audiência plural.

O Porto Canal, no plano da programação especial, pretende contribuir, em parcerias com outras entidades, para a produção de programas informativos, formativos e recreativos que tenham por objetivo promover e divulgar as atividades de entidades com expressão internacional.

O Porto Canal compromete-se a respeitar os direitos dos espetadores, bem como os princípios deontológicos e ética profissional dos seus jornalistas.