Dragões de Ouro: Sérgio Conceição é Treinador do Ano pela 3ª vez

| Desporto
Porto Canal

O treinador da equipa principal de futebol do FC Porto, Sérgio Conceição, foi galardoado como Treinador do Ano, na gala dos Dragões de Ouro, esta noite.

Tricampeão nacional como jogador e treinador do FC Porto, recordista de títulos do clube a par de Artur Jorge, atual detentor dos três principais troféus internos - Liga, Taça e Supertaça -, o técnico igualou a mítica fundista Fernanda Ribeiro e arrecadou o quarto Dragão de Ouro da conta pessoal.

2022 foi o ano de Sérgio Conceição: ganhou o campeonato no Estádio da Luz e fechou-o com recorde de pontos graças à melhor defesa e ao melhor ataque. Ganhou a Taça de Portugal a deixar os principais adversários pelo caminho e, à conquista da nona Dobradinha da história do clube, ainda lhe juntou a Supertaça Cândido de Oliveira já dentro da nova época.

Pelo meio viveu uma senda nunca antes vista. Superou o registo português de invencibilidade - em vigor durante 44 anos e estabelecido pelo Benfica de John Mortimore -, deu perfeito seguimento aos números trazidos da época transata, prolongou até às 58 o número de rondas seguidas sem perder e igualou o feito do AC Milan de Fabio Capello - plantel recheado de estrelas que entre 1993 e 2022 foi dono e senhor da maior série invicta dos principais campeonatos europeus.

A campanha foi tão boa que o FC Porto viria a terminá-la superando o próprio pecúlio recordista atingido na primeira temporada de Sérgio Conceição, ao alcançar o estatuto de Campeão Nacional com uns nunca antes vistos 91 pontos fruto de 29 vitórias, quatro empates e somente uma derrota. O reconhecimento de Treinador do Ano é, por isso, é da mais elementar justiça.

“Muito obrigado à direção do FC Porto. Vou tentar ser curto porque temos jogo já depois de amanhã e não ser repetitivo por ser o quarto Dragão de Ouro que recebo. O primeiro foi dia 27 de maio de 1998 e, 19 anos depois, tive o prazer de apertar a mão ao melhor dirigente do mundo para consumar a minha chegada a treinador do FC Porto. Quero fazer uma pequena homenagem a todos os treinadores do FC Porto nas diversas modalidades, lembro-me do andebol, voleibol, hóquei em patins. Do Ricardo Ares, que conseguiu quatro títulos, o que é de louvar, e para quem peço uma salva de palmas. Represento muita gente aqui, a primeira vez que fui ao Olival em 2017 o senhor presidente disse-me que existiam quatro pilares inegociáveis no FC Porto: rigor, competência, ambição e paixão. Olhando para isso, estando todos os dias com os jogadores, dá-me um prazer, orgulho e alegria enorme levantar-me para ir trabalhar. Uma equipa técnica super competente, uma equipa médica que permite que os jogadores possam ser melhores e ganhar, que é o que nós queremos. Não esqueço as pessoas da cozinha, do restaurante, da análise e observação, os técnicos de equipamentos, os da relva também. Uma série de pessoas que contribuem para que isto seja possível. Este prémio não é meu, é das pessoas que estão no Olival e do nosso presidente", começou por dizer Sérgio Conceição.

"Parafraseando o Gonçalo Borges, quero dedica-lo à minha família, porque não é fácil, e aos meus pais como sempre. Não estando entre nós, estarão com certeza muito orgulhosos. Receberam mais duas pessoas muito importantes para o clube e estarão todos lá em cima a olhar por nós, para que o FC Porto seja cada vez maior, cada vez melhor, cada vez mais forte e ganhador. Vamos continuar assim sempre, porque merecemos, somos trabalhadores, honestos, sérios, dedicados e competentes também. Muito obrigado e boas festas a todos”, declarou após receber a quarta estatueta dourada das mãos de Jorge Nuno Pinto da Costa.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Sub-17): “Chapa 6” no regresso às vitórias

FC Porto goleou o Rio Ave (6-0), na 9.ª jornada da fase de Apuramento do Campeão do Nacional de Juniores B.

FC Porto (Andebol): Dragão vence e continua vivo. Crónica de jogo

FC Porto bateu o Sporting (37-35) na 3.ª jornada da fase final do Andebol 1.

Vítor Baía: "Quero felicitar a lista B pela vitória nas eleições"

Vítor Baía sublinha que “o FC Porto tem que sair unido” de um “momento de transição e mudança”.