FC Porto recorda estreia oficial de Fernando Gomes, ‘Bibota de Ouro’

FC Porto recorda estreia oficial de Fernando Gomes, ‘Bibota de Ouro’
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto recordou, esta sexta-feira, a estreia oficial de Fernando Gomes, 'Bibota de Ouro', pelos dragões, que aconteceu a 8 de setembro de 1974.

"Neste dia, em 1974, estreou-se em jogos oficiais pela equipa principal do FC Porto Fernando Gomes, que mais tarde viria a ser conhecido como o Bibota de Ouro. Apenas com 17 anos, Gomes jogou de início na primeira jornada da Liga frente à CUF e marcou os dois golos da vitória (2-1)... Era o início de uma história de golos e vitórias inesquecíveis para o goleador e para os dragões", realçaram os 'Dragões'. 

"Dia 29 de setembro será inaugurada a exposição temporária "Gomes", onde poderão confirmar um conjunto de números impressionantes registados com a camisola portista: 453 jogos, 355 golos, 13 títulos, 2 botas de ouro e 6 bolas de prata. E muito mais...", acrescenta o emblema 'azul e branco'. 

Fernando Gomes é um capítulo dentro da própria história portista e, em 130 anos de clube, nenhum goleador foi tão eficaz, tão marcante e tão inspirador como ele. Dragão de nascença, campeão em Portugal, na Europa e no Mundo com a camisola azul e branca, Gomes serviu o FC Porto como futebolista, capitão de equipa e dirigente, recolhendo, ao longo do trajeto de ligação ao clube, os mais altos reconhecimentos da família portista, mas também distinções da cidade do Porto e do Estado português, entre outras.

A impressionante eficácia ofensiva de Gomes valeu-lhe inúmeros prémios individuais. Foi seis vezes o melhor marcador da liga portuguesa – em 1977, 1978, 1979, 1983, 1984 e 1985 –, e em duas sagrou-se mesmo o maior goleador de todos os campeonatos europeus. Recebeu, por isso, a bota de ouro em 1983 e 1985, justificando a alcunha que lhe ficará eternamente associada: Bibota. Entretanto, no plano coletivo, juntou cinco campeonatos nacionais, três taças e três supertaças, além de uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia.

 

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: "Que o presidente eleito seja o presidente de todos os portistas"

André Villas-Boas, líder da Lista B, já votou nas eleições do FC Porto.

Sérgio Conceição: "Queremos muito competir e ganhar"

Sérgio Conceição espera sentir “a paixão dos adeptos” frente ao Sporting (domingo, 20h30).

Miguel Brás da Cunha: "Seja qual for o resultado, o FC Porto já ganhou"

Miguel Brás da Cunha, líder da Lista D, já votou nas eleições do FC Porto.