40 anos da primeira bota de ouro de Fernando Gomes

40 anos da primeira bota de ouro de Fernando Gomes
| Desporto
Porto Canal

A primeira etapa no caminho para a consagração de Gomes como bibota de ouro aconteceu há 40 anos, em Paris, onde o melhor marcador dos campeonatos europeus, com 36 golos, recebeu a bota de ouro relativa à época de 1982/83.

O letal avançado dos 'Dragões' repetiu o feito dois anos mais tarde, depois de faturar 39 vezes em 1984/85, temporada do primeiro campeonato conquistado sob a presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa.

O troféu que lhe foi entregue na capital francesa é apenas um dos objetos que pode ver na sala multiusos do Museu FC Porto, onde até 31 de janeiro está instalada a exposição temporária “Gomes”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Fernando Gomes é um capítulo dentro da própria história portista e, em 130 anos de clube, nenhum goleador foi tão eficaz, tão marcante e tão inspirador como ele. Dragão de nascença, campeão em Portugal, na Europa e no Mundo com a camisola azul e branca, Gomes serviu o FC Porto como futebolista, capitão de equipa e dirigente, recolhendo, ao longo do trajeto de ligação ao clube, os mais altos reconhecimentos da família portista, mas também distinções da cidade do Porto e do Estado português, entre outras.

A impressionante eficácia ofensiva de Gomes valeu-lhe inúmeros prémios individuais. Foi seis vezes o melhor marcador da liga portuguesa – em 1977, 1978, 1979, 1983, 1984 e 1985 –, e em duas sagrou-se mesmo o maior goleador de todos os campeonatos europeus. Recebeu, por isso, a bota de ouro em 1983 e 1985, justificando a alcunha que lhe ficará eternamente associada: Bibota. Entretanto, no plano coletivo, juntou cinco campeonatos nacionais, três taças e três supertaças, além de uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia.

+ notícias: Desporto

Daniel Chaves: “Este será o desafio mais difícil que teremos”

Após três vitórias no primeiro trio de encontros - dois no campeonato e um na Taça de Portugal -, é hora de a equipa feminina enfrentar “o desafio mais intenso e difícil” que Daniel Chaves projeta para a temporada: a deslocação da 3.ª jornada da série E do campeonato ao Complexo Desportivo Óscar Marques, casa do Leixões (domingo, 15h00, Porto Canal). Face ao vasto registo favorável de 23-1 em golos, o treinador explicou que “o objetivo é dar continuidade” ao processo de desenvolvimento, tendo em mente que o adversário é “uma equipa muito competitiva”.

FC Porto (Hóquei em Patins): Novo ano, a mesma competência. Crónica de jogo

A estreia em 2024/25 ditou uma reedição da última final da Taça de Portugal, um preparativo para a Supertaça (19 de outubro, 17h30) e para o arranque do campeonato e uma vitória do FC Porto. Diante do Barcelos, os da Invicta triunfaram por 6-1 e seguiram para as meias-finais da Elite Cup. Ezequiel Mena (2), Telmo Pinto (2), Hélder Nunes e Gonçalo Alves marcaram os golos azuis e brancos no Municipal de Odivelas, onde a competição que abre a temporada se disputará até ao próximo domingo.

FC Porto: Amarante FC juntou-se ao trabalho no Olival

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sintrense (domingo, 20 de outubro, 17h00, Sport TV), no Estádio José Gomes, na Amadora, a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.