Rui Cerqueira recorda dia de inauguração do Estádio do Dragão

| Desporto
Porto Canal

O Estádio do Dragão comemorou 20 anos esta quinta-feira, data do aniversário do jogo entre FC Porto e Barcelona em que os visitados venceram e os visitantes apresentaram ao mundo do futebol um tal Lionel Messi.

No mais recente episódio do programa “Magazine FC Porto”, Rui Cerqueira recorda o dia da inauguração do Estádio do Dragão e as memórias construídas ao longo destes 20 anos.

“Havia um espetáculo de magia, havia helicópteros, havia um espetáculo de música e tudo isso foi muito bem preparado”, conta.

“Para nós preparar um FC Porto-Barcelona, por muito que seja na pausa das seleções com alguns dos jogadores mais importantes a não puderem estar presentes, é sempre um desafio fazer a narração”, admite.

“Obviamente hoje, passados 20 anos, ainda dou mais valor do que na altura. Para mim, como portista, seria sempre um enorme prazer poder narrar o primeiro golo caso acontecesse nesse dia e aconteceram os dois primeiros para o FC Porto”.

Rui Cerqueira toca ainda no momento memorável do Kelvin. “Não me esqueço do minuto 92 do Kelvin por uma razão muito particular: não vi o golo. Tinha ido buscar o casaco para a Flash, que era o casaco dos 120 anos do FC Porto, e estava a vir com o casaco quando me apercebo que o estádio entra em ebulição, vou um bocado para trás para ver numa sala o golo na televisão, festejei com quem estava ali, depois entro no estádio e foi talvez o momento mais arrebatador, porque dizem-me que eu estava branco”.

“A alma das pessoas transferiu-se das Antas para o Dragão e diria que é quase a antítese do próprio estádio, porque se o estádio é uma obra de arte magnífica, depois quando as pessoas estão aqui transformam-no num pequeno inferno para os adversários com a sua alma, com os seus cânticos e é essa alma que faz como que sejámos sempre competitivos”.

A 16 de novembro de 2003, era inaugurado o Estádio do Dragão. Com capacidade para 50 mil espectadores nas bancadas, o grande anfiteatro do Norte de Portugal recebeu a estreia de Lionel Messi, concertos, finais da Liga das Nações e da Liga dos Campeões e o jogo inaugural do Euro 2004.

 

+ notícias: Desporto

Al Hilal de Jesus vence Al Nassr de Luís Castro. Ronaldo queixa-se a árbitro com gesto polémico

O Al Hilal liderado por Jorge Jesus venceu esta sexta-feira o Al Nassr treinado por Luís Castro por 3-0. Cristiano Ronaldo foi titular, deixando a marca na partida depois de um gesto dirigido ao árbitro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.