Única Supertaça Europeia portuguesa conquistada há precisamente 36 anos pelo FC Porto

Única Supertaça Europeia portuguesa conquistada há precisamente 36 anos pelo FC Porto
| Desporto
Porto Canal

Foi a 13 de janeiro de 1988 que o FC Porto venceu a única Supertaça Europeia conquistada por um clube português, na sequência de duas vitórias frente ao Ajax de Johan Cruyff.

O FC Porto chegou a este jogo com o estatuto de campeão europeu, depois de ter batido o FC Bayern München, por 2-1, no Estádio do Prater, em Viena. Do outro lado estava o AFC Ajax, depois de vencerem a Taça dos Vencedores das Taças, com um golo de Marco van Basten.

 

Rui Barros marcou o único golo da primeira mão, que foi disputada em Amesterdão, a 24 de novembro de 1987. O segundo encontro foi disputado quase dois meses depois, no Estádio das Antas, que os Dragões voltaram a vencer, desta vez com um golo de António Sousa.

A Supertaça da UEFA, levantada em casa pelo capitão, goleador e eterno número 9 dos Dragões, Fernando Gomes, é um troféu que, em Portugal, só pode ser contemplado no Museu Futebol Clube do Porto.

Com a conquista do troféu, ficou completo o triplete internacional, com a vitória portista na Taça dos Campeões Europeus e Taça Intercontinental.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Quero agradecer-vos de coração o esforço que fazem para apoiar o FC Porto”

Perante os cerca de 400 portistas que marcaram presença no Sport Club Português para o jantar de refundação da Casa FC Porto de Nova Jérsia, André Villas-Boas agradeceu “de coração” à “comunidade portuguesa dos Estados Unidos” pelo “esforço de quem dignifica, mantém as tradições, os valores e os princípios do clube ativos dentro de um país diferente” e expressou o “enorme orgulho e honra” pela forma como a comitiva azul e branca foi recebida e apoiada durante o Mundial de Clubes.

Martín Anselmi: "Não queremos passar pelo Mundial de Clubes com esta imagem"

A terceira e última jornada do Grupo A do Mundial de Clubes opõe o FC Porto ao Al Ahly a partir das 02h00 de terça-feira no MetLife Stadium, em Nova Jérsia (TVI/DAZN). Na antevisão da partida “contra um adversário poderoso no continente africano que ganhou duas das últimas quatro Champions, tem um bom treinador, jogadores dinâmicos e é tricampeão egípcio”, Martín Anselmi sublinhou a necessidade de “competir de maneira diferente” para “reverter a imagem” deixada até agora.

FC Porto (Hóquei em Patins): Mais perto do objetivo

FC Porto 2. OC Barcelos 1. Assim está a contagem da final do campeonato nacional de hóquei em patins após uma grande demonstração de qualidade de ambas as partes que terminou em 5-3 a favor dos azuis e brancos. 25 minutos de excelência com golos de Carlo Di Benedetto, Ezequiel Mena, Gonçalo Alves e Hélder Nunes deram uma margem confortável no marcador que foi reduzida ao mínimo e voltou a ser aumentada perto do fim. A luta pelo principal objetivo da temporada prossegue no Minho, na quarta-feira (21h00, Porto Canal).