Única Supertaça Europeia portuguesa conquistada há precisamente 36 anos pelo FC Porto

Única Supertaça Europeia portuguesa conquistada há precisamente 36 anos pelo FC Porto
| Desporto
Porto Canal

Foi a 13 de janeiro de 1988 que o FC Porto venceu a única Supertaça Europeia conquistada por um clube português, na sequência de duas vitórias frente ao Ajax de Johan Cruyff.

O FC Porto chegou a este jogo com o estatuto de campeão europeu, depois de ter batido o FC Bayern München, por 2-1, no Estádio do Prater, em Viena. Do outro lado estava o AFC Ajax, depois de vencerem a Taça dos Vencedores das Taças, com um golo de Marco van Basten.

 

Rui Barros marcou o único golo da primeira mão, que foi disputada em Amesterdão, a 24 de novembro de 1987. O segundo encontro foi disputado quase dois meses depois, no Estádio das Antas, que os Dragões voltaram a vencer, desta vez com um golo de António Sousa.

A Supertaça da UEFA, levantada em casa pelo capitão, goleador e eterno número 9 dos Dragões, Fernando Gomes, é um troféu que, em Portugal, só pode ser contemplado no Museu Futebol Clube do Porto.

Com a conquista do troféu, ficou completo o triplete internacional, com a vitória portista na Taça dos Campeões Europeus e Taça Intercontinental.

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

Sérgio Conceição: "A atitude é inegociável"

Sérgio Conceição promete “fazer tudo para ganhar” ao Casa Pia (domingo, 18h00).