FC Porto: Um Dragão a voar há 20 anos

FC Porto: Um Dragão a voar há 20 anos
| Desporto
Porto Canal

O tempo voa e o Dragão também. O estádio mais bonito e vitorioso do país, uma referência planetária em ambos os aspetos, comemora 20 anos esta quinta-feira, data do aniversário do jogo entre FC Porto e Barcelona em que os visitados venceram e os visitantes apresentaram ao mundo do futebol um tal Lionel Messi.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Duas décadas não são uma eternidade, principalmente para uma obra que moveu 1,35 milhões de metros cúbicos de terra e pedra, mas são tempo mais do que suficiente para elevar a cidade Invicta ao patamar de Paris, Barcelona ou Munique e fazer do Estádio do Dragão um dos locais onde mais títulos se conquistaram: 32, contra 34 do Parque dos Príncipes (PSG) e 37 do Camp Nou (Barcelona) e da Allianz Arena (Bayern)

Uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental, uma Liga Europa, onze campeonatos, sete Taças de Portugal, dez Supertaças e uma Taça da Liga compõem o palmarés do maior anfiteatro do Norte de Portugal.

Em cima daqueles 89 mil metros cúbicos de betão já se festejaram vitórias europeias e mundiais, um Tetra e um Tri, tocaram os Rolling Stones e os Coldplay, decidiram-se finais da Champions e da Liga das Nações e quase 16 milhões de espetadores assistiram aos jogos do FC Porto.

Muitos portistas terão dificuldade em eleger o melhor momento ali vivido, outros nem tanto, Jorge Nuno Pinto da Costa optou pelo jogo do título em plena pandemia, contra o Sporting, e Sérgio Conceição pelo da consagração diante do Feirense, em 2018. Certo é que não faltam momentos dourados.

O bis de McCarthy ao Manchester United que abriu caminho rumo a Gelsenkirchen, o golo de Kelvin ao minuto 92, os 5-0 ao Benfica em 2010, a goleada ao Villarreal no ano seguinte, os triunfos sobre o Chelsea de Mourinho, o Arsenal de Wenger, o Bayern de Guardiola, a reviravolta no prolongamento frente à Roma… difícil é escolher entre os 478 jogos, 365 vitórias e 1.052 golos.

Derlei assinou o primeiro na noite da inauguração, Maniche abriu a contagem oficial meses depois, Otávio marcou o mais rápido no passado 28 de dezembro (23 segundos), Evanilson o mais tardio em maio último (124 minutos), o quarentão Pepe atingiu o estatuto de goleador mais experiente na receção ao Antuérpia, Fábio Silva já era o mais jovem (17 anos) e Falcao o autor do (único) póquer que afundou o submarino amarelo.

Sérgio Conceição é habitué no banco da casa (163 jogos), Helton o atleta com mais presenças (159), Jackson Martínez o grande artilheiro (49 golos), Alex Telles o melhor assistente (41), o Marítimo e o Rio Ave as maiores presas (50), a baliza Sul o alvo predileto (557) e o minuto 78 o momento preferido para o FC Porto marcar (18).

Defini-lo como um digno sucessor das Antas é o melhor elogio que se pode fazer ao Estádio do Dragão.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Desporto

FC Porto: De Barcelona para o Olival com foco em Famalicão 

Horas depois de aterrar na Invicta, o FC Porto regressou ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde iniciou a preparação para o jogo com o Famalicão (sábado, 18h00, Sport TV), no Estádio Municipal de Famalicão, a contar para a 12.ª do campeonato.

Benfica desperdiça vantagem de três golos frente ao Inter de Milão e continua sem vencer na 'Champions' 

O Benfica desperdiçou esta quarta-feira uma vantagem de três golos, construída com um ‘hat-trick’ de João Mário, e empatou 3-3 na receção ao Inter Milão, em jogo da quinta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, continuando sem conhecer o sabor da vitória na presente edição da prova milionária. 

Já é conhecido o adversário do FC Porto nos oitavos da Taça de Portugal

O FC Porto vai defrontar o Estoril nos oitavos de final da Taça de Portugal, dito o sorteio realizado esta quarta-feira.