FC Porto e FC Barcelona. Mais do que clubes

FC Porto e FC Barcelona. Mais do que clubes
| Desporto
Maria Leonor Coelho e M. T. Pérez

O FC Porto recebe esta quarta-feira o FC Barcelona, num duelo a contar para a 2.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O apito inicial está marcado para as 20h. 

“Més que un club” é um lema aplicável às duas partes. Narcís de Carreras, autor da mítica frase, tomou posse como presidente barcelonista em janeiro de 1969, dois anos depois de ter visitado o Porto e de ter constatado factos curiosos sobre o futebol ibérico.

Dono de uma vincada visão anti-centralista, segundo o historiador Alcino Pedrosa, o político e advogado catalão sublinhou a importância das vitalidades regionais no crescimento dos clubes, escreveu que o FC Porto e o FC Barcelona eram “dois clubes que devem têm de seguir uma estratégia comum” e elaborou sobre essa linha de pensamento: quanto maior o enraizamento na região, maior o potencial de desenvolvimento.

No caso dos nortenhos, as ligações ao rio Douro assumiam um papel decisivo para “o crescimento de um clube que em poucos anos dominará o futebol português”; o caso dos catalães sempre foi diferente, pois sempre tiveram outra pujança económica, mas, volvido mais de meio século, pode dizer-se que a profecia de Carreras se concretizou.

De forma mais ou menos abusiva, o slogan pode adaptar-se à realidade desportiva: mais que . Nas imediações do Estádio do Dragão e do gigantesco Camp Nou (atualmente em obras) erguem-se dois pavilhões que servem de base para duas das maiores potências desportivas da Europa.

Porto Canal

Stoichkov (Bola de Ouro nesse ano) e Koeman equipados à FC Porto após a meia-final da Champions 1993/94 em que ambos marcaram

No Palau Blaugrana joga-se e treina-se andebol, basquetebol, hóquei em patins e futsal; no Dragão Arena jogam e treinam as secções de andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol e desporto adaptado (o boxe e a natação têm bases estabelecidas nas Piscinas de Campanhã).

Se o nível basquetebolístico de ambos os conjuntos é distinto, já que o Barça disputa a Euroliga e o FC Porto a FIBA Europe Cup, o mesmo não se pode dizer das restantes modalidades em comum.

Os dois clubes partilham o Grupo B da Liga dos Campeões de andebol e são velhos conhecidos nas pistas europeias: das 13 finais perdidas pelos azuis e brancos nas várias versões da “Champions” de hóquei, mais de metade (sete) foram contra o Barça.

Ainda assim, convém recordar que os portistas são Campeões Europeus em título (tendo quebrado a malapata nas “meias”) e recém-vencedores da Taça Continental, uma espécie de Supertaça Europeia sobre patins.

Hoje em dia FC Porto e FC Barcelona assumem papéis preponderantes na vida social e desportiva das regiões em que se inserem e são, sem margem para dúvida, dois dos principais rostos da democracia na Península Ibérica.

Porto CanalLembrança oferecida pelo plantel de andebol blaugrana alusiva ao 130.º aniversário do FC Porto

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)


+ notícias: Desporto

Daniel Chaves: “O objetivo é sermos reconhecidos pelo mérito desportivo”

O treinador da equipa feminina do FC Porto representou o clube na Gala das Campeãs, que homenageia o futebol e o futsal feminino, esta terça-feira, no Casino Estoril. Confrontado com uma “nova realidade” à qual ainda se está a adaptar, Daniel Chaves garantiu que as últimas semanas têm sido positivas e espera agora poder “fazer o caminho com alguma paciência, passo a passo”, tendo como objetivo “daqui a uns anos, receber o reconhecimento pelo mérito desportivo” que pretende alcançar.

FC Porto (Feminino): Já há adversário para a estreia na Taça de Portugal

A equipa de futebol feminino do FC Porto vai jogar em casa do Académico de Viseu na 1.ª eliminatória da Taça de Portugal, ditou o sorteio realizado nesta quarta-feira na Cidade do Futebol.

André Villas-Boas: “Que daqui a alguns anos se sente uma mulher nesta cadeira de sonho”

A Tribuna VIP do Estádio do Dragão recebeu o SIGA Women Leadership Forum, um evento dedicado à promoção da igualdade de género e da liderança feminina no desporto que teve André Villas-Boas como orador. O presidente do FC Porto discursou sobre “o papel fundamental da mulher no mundo e nas diferentes áreas de negócio”, recorrendo ao exemplo do clube que dirige para reforçar a importância de “corrigir anos de atraso” no que diz respeito ao “compromisso de garantir maior equidade entre os géneros”.