História e legado de eterno 'Bibota' em exposição no Museu FC Porto

História e legado de eterno 'Bibota' em exposição no Museu FC Porto
| Desporto
Porto Canal

De 29 de setembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024, na Sala Multiusos, com discurso na primeira pessoa, peças de coleção e outros exclusivos surpreendentes, uma abordagem inédita à memória do lendário ‘Bibota de Ouro’. 

Em setembro, mês do 10.º aniversário do Museu Futebol Clube do Porto e dos 130 anos do FC Porto, a exposição temporária ‘Gomes’ abre ao público na Sala Multiusos. Quase narrado integralmente na primeira pessoa, o discurso expositivo constitui uma inédita e imperdível viagem no tempo dentro e fora da vida desportiva do lendário ‘Bibota de Ouro’, com títulos, golos, emoções e declarações a cruzarem-se com outras exclusividades surpreendentes e objetos selecionados na coleção privada do próprio Fernando Gomes e do Museu, como as Botas de Ouro que calçam para sempre o eterno camisola 9 do FC Porto.

Fernando Gomes é um capítulo dentro da própria história portista e, em 130 anos de clube, nenhum goleador foi tão eficaz, tão marcante e tão inspirador como ele. Dragão de nascença, campeão em Portugal, na Europa e no Mundo com a camisola azul e branca, Gomes serviu o FC Porto como futebolista, capitão de equipa e dirigente, recolhendo, ao longo do trajeto de ligação ao clube, os mais altos reconhecimentos da família portista, mas também distinções da cidade do Porto e do Estado português, entre outras.

Na Sala Multiusos do Museu FC Porto, com entrada livre, a exposição temporária ‘Gomes’ abre ao público no 29 de setembro, e à escolha deste dia associa-se uma carga simbólica: 2 de Bibota e 9 de eterno camisola nove dos Dragões. O evento decorre até 31 de janeiro de 2024.

Mais informações e programação completa em www.museufcporto.pt.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “É a primeira de três finais nesta competição”

O FC Porto recebe o Midtjylland esta quinta-feira às 20h00 (Sport TV5) na sexta de oito jornadas da fase de liga da Liga Europa. Nas cinco anteriores os portistas somaram outros tantos pontos, menos dois do que os dinamarqueses, e ocupam uma das últimas posições que dão acesso ao play-off de apuramento para os oitavos de final.

André Villas-Boas: “O Mundial será importante para o FC Porto e para a cidade”

Ter o Estádio do Dragão como uma das sedes do Campeonato do Mundo de seleções “é um orgulho enorme” para os portistas em geral e para André Villas-Boas em particular. À margem da cerimónia de consagração da atribuição do Mundial 2030, “um evento tão importante para o desenvolvimento do futebol português, do desporto e da economia”, o presidente do FC Porto demonstrou “todo o interesse em colaborar com a Federação na organização” da prova e revelou estarem a ser preparadas “grandes melhorias na infraestrutura do Estádio do Dragão”, “nomeadamente nos camarotes e nas áreas de hospitalidade”.

FC Porto (Andebol): 38 qualidades de um líder. Crónica de Jogo

A equipa de andebol do FC Porto foi à Nazaré bater a formação local por 39-28 e ascender à liderança partilhada do campeonato. Quatro dias depois da vitória caseira diante do Póvoa AC (42-22), os portistas aproveitaram o deslize do Sporting na Luz e colaram-se ao rival de Alvalade no topo da tabela classificativa com os mesmos 46 pontos.