Debaixo de chuva, entre canções e aplausos, “Bibota” despediu-se este domingo

| Desporto
Porto Canal

O funeral estava marcado para as 15h, mas antes, muito antes, a Igreja de Santo António das Antas começou a encher-se. Eram amigos, conhecidos ou simples adeptos – do FC Porto, mas de outros clubes também. Em comunhão e numa paz sentida, em que as rivalidades são postas de lado perante um génio do futebol.

Fernando Gomes, o “bibota”, o “eterno 9”, morreu este sábado aos 66 anos. No funeral, na Igreja das Antas, centenas de pessoas fizeram a saudação derradeira ao melhor mercador da história portista.

Alimentava-se de golos, via no balançar das redes uma espécie de missão sagrada. Era o homem dos cruzamentos, da profundidade, do remate à meia-volta, do toque subtil ou encosto forte. Fernando Gomes era o número 9, 452 (dos jogos pela equipa do coração) e 355 (dos golos que marcou pelos azuis).

Nascido no Porto a 22 de novembro de 1956, Fernando Mendes Soares Gomes tinha 14 anos de idade quando, durante as férias de verão, foi de Rio Tinto ao Campo da Constituição a pé para participar nas captações do FC Porto. Fernando Gomes era precipitado: demorou menos de uma hora a convencer António Feliciano, histórico treinador da formação, que merecia um lugar nas escolinhas do FC Porto. Na estreia pelos seniores, a mesma coisa. Primeiro jogo, dois golos de rajada.

Este domingo, debaixo de sucessivas torrentes de água, o “Bibota” saiu a ver a cidade a última vez. Carregado pelos adeptos, desceu a Alameda, parou num santuário improvisado e deu a volta ao estádio – um em que não jogou, mas que construiu com alicerces de conquistas e glórias.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Voleibol): A primeira já está

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-1), no Dragão Arena, e está em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, disputada à melhor de cinco.

Nuno Capucho: "Eles são a bandeira da formação do FC Porto"

“Formar a ganhar” é o “princípio básico” da equipa de sub-19, a “bandeira da formação” do clube, que vai defrontar o AC Milan, um “adversário difícil, competente e com qualidade técnica” nas meias-finais da Youth League (17h00, Porto Canal/FC Porto TV).

Em Lausanne "sente-se o portismo, às vezes até mais do que no estádio"

José Silva é Presidente da Casa do FC Porto em Lausanne, na Suíça, há 30 anos. No dia em que os 'Dragões' disputam as meias-finais da UEFA Youth League contra o AC Milan, o reformado recorda com "alegria e orgulho" a conquista da Final 4 em 2019 e perspetiva um resultado positivo na edição de 2024.