"Até sempre, Fernando". Jorge Nuno Pinto da Costa despede-se de Fernando Gomes na revista Dragões de dezembro

"Até sempre, Fernando". Jorge Nuno Pinto da Costa despede-se de Fernando Gomes na revista Dragões de dezembro
| Desporto
Porto Canal

O recente desaparecimento de “um grande símbolo” da história do FC Porto “deixou todos mais pobres e cheios de saudades”. Estas são as palavras de Jorge Nuno Pinto da Costa na mais recente revista Dragões a propósito do falecimento de Fernando Gomes.

No editorial que assina na edição de dezembro, o presidente do FC Porto começa por descrever como “fantástico!” um percurso “que todos conhecem”: “Cinco vezes campeão nacional e vencedor de três Taças de Portugal, três Supertaças, uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia. Individualmente, conquistou por duas vezes o troféu de melhor marcador europeu, a Bota de Ouro.”

Mais do que dos triunfos e títulos que o Bibota ajudou a garantir com centenas de remates certeiros, do que Pinto da Costa sente “mesmo falta” é “do convívio” com Gomes. “Foram dezenas de anos a viver e a conviver com uma paixão comum - o FC Porto”, explica alguém que recordará “sempre os golos, as vitórias e os exuberantes festejos” do eterno 9.

“Trocámos centenas de abraços em momentos felizes. Mas há três que recordo e nunca esquecerei”, acrescenta antes de relembrar alguns dos muitos momentos marcantes passados com Fernando Gomes. “O primeiro depois da minha eleição como Presidente, quando me desloquei a Gijón para o fazer regressar ao seu clube de coração”, “o segundo quando o convidei para fazer parte da minha atual Direção” e o “terceiro e último” já no “hospital onde se encontrava” internado - “o mais doloroso” da vida de Jorge Nuno Pinto da Costa.

“Um mês depois deixou-nos. Não foi o último abraço, Fernando! Foi o penúltimo, pois um dia estarei junto de ti, para te abraçar com toda a amizade com que vivemos 46 anos. Até sempre, Fernando!”, conclui o eterno admirador do Homem e atleta Fernando Gomes.

O número 433 da revista Dragões chegará, brevemente, às FC Porto Stores. Até lá, encontra-se disponível na sua versão digital.

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.