"Até sempre, Fernando". Jorge Nuno Pinto da Costa despede-se de Fernando Gomes na revista Dragões de dezembro

"Até sempre, Fernando". Jorge Nuno Pinto da Costa despede-se de Fernando Gomes na revista Dragões de dezembro
| Desporto
Porto Canal

O recente desaparecimento de “um grande símbolo” da história do FC Porto “deixou todos mais pobres e cheios de saudades”. Estas são as palavras de Jorge Nuno Pinto da Costa na mais recente revista Dragões a propósito do falecimento de Fernando Gomes.

No editorial que assina na edição de dezembro, o presidente do FC Porto começa por descrever como “fantástico!” um percurso “que todos conhecem”: “Cinco vezes campeão nacional e vencedor de três Taças de Portugal, três Supertaças, uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia. Individualmente, conquistou por duas vezes o troféu de melhor marcador europeu, a Bota de Ouro.”

Mais do que dos triunfos e títulos que o Bibota ajudou a garantir com centenas de remates certeiros, do que Pinto da Costa sente “mesmo falta” é “do convívio” com Gomes. “Foram dezenas de anos a viver e a conviver com uma paixão comum - o FC Porto”, explica alguém que recordará “sempre os golos, as vitórias e os exuberantes festejos” do eterno 9.

“Trocámos centenas de abraços em momentos felizes. Mas há três que recordo e nunca esquecerei”, acrescenta antes de relembrar alguns dos muitos momentos marcantes passados com Fernando Gomes. “O primeiro depois da minha eleição como Presidente, quando me desloquei a Gijón para o fazer regressar ao seu clube de coração”, “o segundo quando o convidei para fazer parte da minha atual Direção” e o “terceiro e último” já no “hospital onde se encontrava” internado - “o mais doloroso” da vida de Jorge Nuno Pinto da Costa.

“Um mês depois deixou-nos. Não foi o último abraço, Fernando! Foi o penúltimo, pois um dia estarei junto de ti, para te abraçar com toda a amizade com que vivemos 46 anos. Até sempre, Fernando!”, conclui o eterno admirador do Homem e atleta Fernando Gomes.

O número 433 da revista Dragões chegará, brevemente, às FC Porto Stores. Até lá, encontra-se disponível na sua versão digital.

+ notícias: Desporto

SAD do Benfica multada após queixa do Conselho de Arbitragem e da APAF

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta terça-feira, em comunicado emitido nas plataformas oficiais, que a SAD do Benfica foi multada no valor de 3570 euros.

FC Porto (Andebol): Dragão faminto aproxima-se da presa maior

A equipa de andebol do FC Porto está cada vez mais perto do topo da tabela classificativa. No segundo de quatro desafios em dez dias, um excelente jogo antecipado da ronda 19, os Tricampeões foram à Póvoa de Varzim bater a formação local por expressivos 24-43 para ascenderem à vice-liderança em igualdade pontual com o Benfica e a um ponto do Sporting, que soma 49 nas mesmas 17 jornadas.

Messi saiu para jantar com a família em Buenos Aires e caos instala-se

O internacional argentino, Lionel Messi, está na Argentina para trabalhos com a seleção que se sagrou campeão do Mundial de Futebol 2022. Ao longo do dia, os jogadores encontram-se no centro de estágio, mas podem sair para jantar. E foi isso que Lionel Messi decidiu fazer. No entanto, não correu da melhor forma.