"Até sempre, Fernando". Jorge Nuno Pinto da Costa despede-se de Fernando Gomes na revista Dragões de dezembro
Porto Canal
O recente desaparecimento de “um grande símbolo” da história do FC Porto “deixou todos mais pobres e cheios de saudades”. Estas são as palavras de Jorge Nuno Pinto da Costa na mais recente revista Dragões a propósito do falecimento de Fernando Gomes.
No editorial que assina na edição de dezembro, o presidente do FC Porto começa por descrever como “fantástico!” um percurso “que todos conhecem”: “Cinco vezes campeão nacional e vencedor de três Taças de Portugal, três Supertaças, uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia. Individualmente, conquistou por duas vezes o troféu de melhor marcador europeu, a Bota de Ouro.”
Mais do que dos triunfos e títulos que o Bibota ajudou a garantir com centenas de remates certeiros, do que Pinto da Costa sente “mesmo falta” é “do convívio” com Gomes. “Foram dezenas de anos a viver e a conviver com uma paixão comum - o FC Porto”, explica alguém que recordará “sempre os golos, as vitórias e os exuberantes festejos” do eterno 9.
“Trocámos centenas de abraços em momentos felizes. Mas há três que recordo e nunca esquecerei”, acrescenta antes de relembrar alguns dos muitos momentos marcantes passados com Fernando Gomes. “O primeiro depois da minha eleição como Presidente, quando me desloquei a Gijón para o fazer regressar ao seu clube de coração”, “o segundo quando o convidei para fazer parte da minha atual Direção” e o “terceiro e último” já no “hospital onde se encontrava” internado - “o mais doloroso” da vida de Jorge Nuno Pinto da Costa.
“Um mês depois deixou-nos. Não foi o último abraço, Fernando! Foi o penúltimo, pois um dia estarei junto de ti, para te abraçar com toda a amizade com que vivemos 46 anos. Até sempre, Fernando!”, conclui o eterno admirador do Homem e atleta Fernando Gomes.
O número 433 da revista Dragões chegará, brevemente, às FC Porto Stores. Até lá, encontra-se disponível na sua versão digital.