Dragões de Ouro: D. Américo Aguiar recebe Dragão de Honra

| Desporto
Porto Canal

Para o Bispo Auxiliar de Lisboa “todos os momentos áureos do FC Porto têm a marca de Jorge Nuno Pinto da Costa”.

O bispo católico português D. Américo Aguiar foi homenageado com o Dragão de Ouro na 35ª cerimónia dos Dragões de Ouro, esta noite. O religioso, nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa, nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio.

Entre as várias funções que desempenhou até chegar ao cargo atual, foi pároco na freguesia de Campanhã, chefe do gabinete de informação e comunicação da Diocese do Porto e exerceu as funções de capelão-mor da Misericórdia do Porto.

A ordenação episcopal acaba por ter lugar na Igreja da Trindade, no Porto, no dia 31 de março de 2019.

Foi a acompanhar as visitas de vários bispos à cidade do Porto que criou ligação com Jorge Nuno Pinto da Costa, relação que viria a estreitar-se numa visita ao Museu do FC Porto, com D. António Francisco dos Santos, em que D. Américo Aguiar percebeu e valorizou o trabalho de 40 anos desenvolvido pelo presidente dos Dragões.

D. Américo Aguiar foi o autor do prefácio da fotobiografia de Jorge Nuno Pinto da Costa, apresentada a 16 de dezembro deste ano. Na cerimónia dos Dragões de Ouro de 2019, o bispo recebeu o Dragão de Ouro para Sócio do Ano.

“Uma saudação ao nosso presidente, outra ao nosso Bispo D. Manuel. A loucura é esta decisão, o culpado é o D. António Francisco dos Santos, que lembramos com muita emoção. Há gente que marca a vida da gente e o D. António marcou-nos profundamente. Sendo um recém-convertido não mereço isto comparado com todos aqueles que há mais de 100 anos fazem brilhar as cores do FC Porto, de forma especial o nosso presidente nestes mais de 40 de presidência. D. António dizia sempre que só tinha três palavras, homenagem, gratidão e bênção. É o que quero transmitir a todos aqui e lá em casa. Desejar-vos um santo e feliz Natal a todos, um 2023 azul e branco, abençoado e repetir o que o Papa Francisco nos pede, que este Natal as despesas à volta dos presentes sejam mais simples não só pelas dificuldades económicas, mas por opção. E que dessa poupança possamos partilhar com quem vive a guerra, vive o inverno e tem de sair vencedor como nós somos no FC Porto. Com a nossa ajuda, partilha e missão, a Ucrânia será também vencedora. Um santo Natal e um ano abençoado, obrigado!”, declarou o clérigo galardoado com a distinção maior da gala.

+ notícias: Desporto

Francisco Moura: "Temos de continuar a fazer o que temos feito"

Acabado de atingir as 200 partidas como profissional, “uma marca grande”, Francisco Moura já só pensa em “continuar e fazer muitos mais jogos” numa casa onde todos são “obrigados a ganhar”. À conversa com o jornal O Jogo, o defesa de 26 anos mostra-se ansioso por “ajudar a equipa, jogo após jogo, a conquistar vitórias e títulos” e para isso promete “dar o melhor semana após semana”, porque dentro do grupo de trabalho todos querem “ser muito felizes no final da época”.

FC Porto (Hóquei em Patins): Três em três na Liga dos Campeões

O FC Porto recebeu e bateu nesta terça-feira o SCRA Saint Omer (6-3), no Dragão Arena, em partida da 3.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões, somando assim o terceiro triunfo na prova após o 3-1 em casa do Igualada HC e o 2-1 na receção ao Reus.

Paulo Freitas: "É uma vitória justa e clara"

O FC Porto manteve um registo imaculado na Liga dos Campeões ao bater nesta terça-feira o SCRA Saint Omer (6-3), no Dragão Arena, em partida da 3.ª jornada do Grupo A. Após o encontro, Paulo Freitas lamentou as veleidades concedidas à equipa francesa na primeira parte, mas a segunda “foi completamente diferente” e permitiu aos Bicampeões Nacionais chegar às “três vitórias em três jogos”. Agora, “vamos a Valongo para trazer os três pontos”, finalizou o treinador.