Dragões de Ouro: D. Américo Aguiar recebe Dragão de Honra

| Desporto
Porto Canal

Para o Bispo Auxiliar de Lisboa “todos os momentos áureos do FC Porto têm a marca de Jorge Nuno Pinto da Costa”.

O bispo católico português D. Américo Aguiar foi homenageado com o Dragão de Ouro na 35ª cerimónia dos Dragões de Ouro, esta noite. O religioso, nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa, nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio.

Entre as várias funções que desempenhou até chegar ao cargo atual, foi pároco na freguesia de Campanhã, chefe do gabinete de informação e comunicação da Diocese do Porto e exerceu as funções de capelão-mor da Misericórdia do Porto.

A ordenação episcopal acaba por ter lugar na Igreja da Trindade, no Porto, no dia 31 de março de 2019.

Foi a acompanhar as visitas de vários bispos à cidade do Porto que criou ligação com Jorge Nuno Pinto da Costa, relação que viria a estreitar-se numa visita ao Museu do FC Porto, com D. António Francisco dos Santos, em que D. Américo Aguiar percebeu e valorizou o trabalho de 40 anos desenvolvido pelo presidente dos Dragões.

D. Américo Aguiar foi o autor do prefácio da fotobiografia de Jorge Nuno Pinto da Costa, apresentada a 16 de dezembro deste ano. Na cerimónia dos Dragões de Ouro de 2019, o bispo recebeu o Dragão de Ouro para Sócio do Ano.

“Uma saudação ao nosso presidente, outra ao nosso Bispo D. Manuel. A loucura é esta decisão, o culpado é o D. António Francisco dos Santos, que lembramos com muita emoção. Há gente que marca a vida da gente e o D. António marcou-nos profundamente. Sendo um recém-convertido não mereço isto comparado com todos aqueles que há mais de 100 anos fazem brilhar as cores do FC Porto, de forma especial o nosso presidente nestes mais de 40 de presidência. D. António dizia sempre que só tinha três palavras, homenagem, gratidão e bênção. É o que quero transmitir a todos aqui e lá em casa. Desejar-vos um santo e feliz Natal a todos, um 2023 azul e branco, abençoado e repetir o que o Papa Francisco nos pede, que este Natal as despesas à volta dos presentes sejam mais simples não só pelas dificuldades económicas, mas por opção. E que dessa poupança possamos partilhar com quem vive a guerra, vive o inverno e tem de sair vencedor como nós somos no FC Porto. Com a nossa ajuda, partilha e missão, a Ucrânia será também vencedora. Um santo Natal e um ano abençoado, obrigado!”, declarou o clérigo galardoado com a distinção maior da gala.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): 19.ª Taça de Portugal a caminho do Dragão. Crónica de jogo 

Portistas bateram o Óquei de Barcelos por 3-2 na final da prova rainha.

FC Porto: Factos e números de uma eleição histórica

26.876 votos, zero incidentes, zero reclamações, o 32.º presidente eleito e um sinal de vitalidade histórico. Decorreram ontem, no Estádio do Dragão, as Eleições para os Órgãos Sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028, das quais a Lista B e André Villas-Boas saíram vencedores com 21.489 votos dos associados.

FC Porto: Eis o “onze” dos Dragões para o clássico com o Sporting

Já é conhecida a equipa do FC Porto que, neste domingo, vai subir ao relvado do Estádio do Dragão para o jogo com o Sporting (20h30, Sport TV), a contar para a 31.ª jornada do campeonato.