Bispo D. Américo Aguiar doa Dragão de Ouro às crianças da Pediatria do Hospital de São João

Bispo D. Américo Aguiar doa Dragão de Ouro às crianças da Pediatria do Hospital de São João
| Porto
Porto Canal

A Ala Pediátrica do Hospital de São João no Porto recebeu esta terça-feira o Bispo D. Américo Aguiar. Acompanhado por Maria João Baptista, presidente do Conselho de Administração do hospital, o Bispo Auxiliar de Lisboa doou o seu Dragão de Ouro às crianças da Pediatria.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Serviço de Pediatria do CHUSJ (@saojoaopediatria)

Recorde-se que o bispo católico português D. Américo Aguiar foi homenageado com o Dragão de Ouro na 35.ª cerimónia dos Dragões de Ouro. O religioso, nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa, nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio.

Entre as várias funções que desempenhou até chegar ao cargo atual, foi pároco na freguesia de Campanhã, chefe do gabinete de informação e comunicação da Diocese do Porto e exerceu as funções de capelão-mor da Misericórdia do Porto.

A ordenação episcopal acabaria por ter lugar na Igreja da Trindade, no Porto, no dia 31 de março de 2019.

Foi a acompanhar as visitas de vários bispos à cidade do Porto que criou ligação com Jorge Nuno Pinto da Costa, relação que viria a estreitar-se numa visita ao Museu do FC Porto, com D. António Francisco dos Santos, em que D. Américo Aguiar percebeu e valorizou o trabalho de 40 anos desenvolvido pelo presidente dos Dragões.

D. Américo Aguiar foi o autor do prefácio da fotobiografia de Jorge Nuno Pinto da Costa, apresentada a 16 de dezembro deste ano. Na cerimónia dos Dragões de Ouro de 2019, o bispo recebeu o Dragão de Ouro para Sócio do Ano.

“Uma saudação ao nosso presidente, outra ao nosso Bispo D. Manuel. A loucura é esta decisão, o culpado é o D. António Francisco dos Santos, que lembramos com muita emoção. Há gente que marca a vida da gente e o D. António marcou-nos profundamente. Sendo um recém-convertido não mereço isto comparado com todos aqueles que há mais de 100 anos fazem brilhar as cores do FC Porto, de forma especial o nosso presidente nestes mais de 40 de presidência. D. António dizia sempre que só tinha três palavras, homenagem, gratidão e bênção. É o que quero transmitir a todos aqui e lá em casa. Desejar-vos um santo e feliz Natal a todos, um 2023 azul e branco, abençoado e repetir o que o Papa Francisco nos pede, que este Natal as despesas à volta dos presentes sejam mais simples não só pelas dificuldades económicas, mas por opção. E que dessa poupança possamos partilhar com quem vive a guerra, vive o inverno e tem de sair vencedor como nós somos no FC Porto. Com a nossa ajuda, partilha e missão, a Ucrânia será também vencedora. Um santo Natal e um ano abençoado, obrigado!”, declarou o clérigo após a entrega da maior distinção da gala.

+ notícias: Porto

Avenida D. Carlos I permanece encerrada devido ao agravamento das condições meteorológicas

A circulação automóvel e pedonal na Avenida D. Carlos I vai permanecer cortada por questões de segurança, devido ao agravamento das condições meteorológicas.

Novas vigílias prometidas pelos assistentes operacionais do São João e do Pedro Hispano

Os assistentes operacionais do Hospital de São João, no Porto, e do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, fizeram uma vigília este mês e prometem novas ações se continuarem sem resposta.

Autocarros em tempo real. STCP já tem painéis “estilo papel” em pleno funcionamento

Os novos painéis informativos da STCP já estão instalados em oito abrigos da cidade. Os ecrãs com aspeto de papel fornecem informação sobre os autocarros em tempo real.