Bispo D. Américo Aguiar doa Dragão de Ouro às crianças da Pediatria do Hospital de São João

Bispo D. Américo Aguiar doa Dragão de Ouro às crianças da Pediatria do Hospital de São João
| Porto
Porto Canal

A Ala Pediátrica do Hospital de São João no Porto recebeu esta terça-feira o Bispo D. Américo Aguiar. Acompanhado por Maria João Baptista, presidente do Conselho de Administração do hospital, o Bispo Auxiliar de Lisboa doou o seu Dragão de Ouro às crianças da Pediatria.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Serviço de Pediatria do CHUSJ (@saojoaopediatria)

Recorde-se que o bispo católico português D. Américo Aguiar foi homenageado com o Dragão de Ouro na 35.ª cerimónia dos Dragões de Ouro. O religioso, nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa, nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio.

Entre as várias funções que desempenhou até chegar ao cargo atual, foi pároco na freguesia de Campanhã, chefe do gabinete de informação e comunicação da Diocese do Porto e exerceu as funções de capelão-mor da Misericórdia do Porto.

A ordenação episcopal acabaria por ter lugar na Igreja da Trindade, no Porto, no dia 31 de março de 2019.

Foi a acompanhar as visitas de vários bispos à cidade do Porto que criou ligação com Jorge Nuno Pinto da Costa, relação que viria a estreitar-se numa visita ao Museu do FC Porto, com D. António Francisco dos Santos, em que D. Américo Aguiar percebeu e valorizou o trabalho de 40 anos desenvolvido pelo presidente dos Dragões.

D. Américo Aguiar foi o autor do prefácio da fotobiografia de Jorge Nuno Pinto da Costa, apresentada a 16 de dezembro deste ano. Na cerimónia dos Dragões de Ouro de 2019, o bispo recebeu o Dragão de Ouro para Sócio do Ano.

“Uma saudação ao nosso presidente, outra ao nosso Bispo D. Manuel. A loucura é esta decisão, o culpado é o D. António Francisco dos Santos, que lembramos com muita emoção. Há gente que marca a vida da gente e o D. António marcou-nos profundamente. Sendo um recém-convertido não mereço isto comparado com todos aqueles que há mais de 100 anos fazem brilhar as cores do FC Porto, de forma especial o nosso presidente nestes mais de 40 de presidência. D. António dizia sempre que só tinha três palavras, homenagem, gratidão e bênção. É o que quero transmitir a todos aqui e lá em casa. Desejar-vos um santo e feliz Natal a todos, um 2023 azul e branco, abençoado e repetir o que o Papa Francisco nos pede, que este Natal as despesas à volta dos presentes sejam mais simples não só pelas dificuldades económicas, mas por opção. E que dessa poupança possamos partilhar com quem vive a guerra, vive o inverno e tem de sair vencedor como nós somos no FC Porto. Com a nossa ajuda, partilha e missão, a Ucrânia será também vencedora. Um santo Natal e um ano abençoado, obrigado!”, declarou o clérigo após a entrega da maior distinção da gala.

+ notícias: Porto

Casa de Almeida Garrett no Porto está à venda por 3,8 milhões de euros - e pode vir a ser hotel

A casa onde nasceu Almeida Garrett, no Centro Histórico do Porto, foi colocada à venda por 3,8 milhões de euros. Segundo a imobiliária, o destino do lote, que inclui dois edifícios, não está fechado: tanto poderá ser adaptado para habitação, como para hotelaria. Em 2019, a Câmara do Porto tentou adquirir o imóvel para lá instalar um pólo do Museu do Liberalismo.

Porto sem ambulâncias do INEM devido a greve

Todas as seis ambulâncias do INEM no Porto estão inoperacionais, esta segunda-feira, devido a greve, de acordo com informações recolhidas pelo Porto Canal. No total são 12 as ambulâncias, pertencentes à Delegação Regional do Norte do INEM, que estão inoperacionais.

Porto sob aviso amarelo devido à chuva

O distrito do Porto e outros três distritos do Norte estão sob aviso amarelo até às 09h00 desta terça-feira, devido à previsão de chuva, que pode ser por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).