Dragões de Ouro: D. Américo Aguiar recebe Dragão de Honra

| Desporto
Porto Canal

Para o Bispo Auxiliar de Lisboa “todos os momentos áureos do FC Porto têm a marca de Jorge Nuno Pinto da Costa”.

O bispo católico português D. Américo Aguiar foi homenageado com o Dragão de Ouro na 35ª cerimónia dos Dragões de Ouro, esta noite. O religioso, nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa, nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio.

Entre as várias funções que desempenhou até chegar ao cargo atual, foi pároco na freguesia de Campanhã, chefe do gabinete de informação e comunicação da Diocese do Porto e exerceu as funções de capelão-mor da Misericórdia do Porto.

A ordenação episcopal acaba por ter lugar na Igreja da Trindade, no Porto, no dia 31 de março de 2019.

Foi a acompanhar as visitas de vários bispos à cidade do Porto que criou ligação com Jorge Nuno Pinto da Costa, relação que viria a estreitar-se numa visita ao Museu do FC Porto, com D. António Francisco dos Santos, em que D. Américo Aguiar percebeu e valorizou o trabalho de 40 anos desenvolvido pelo presidente dos Dragões.

D. Américo Aguiar foi o autor do prefácio da fotobiografia de Jorge Nuno Pinto da Costa, apresentada a 16 de dezembro deste ano. Na cerimónia dos Dragões de Ouro de 2019, o bispo recebeu o Dragão de Ouro para Sócio do Ano.

“Uma saudação ao nosso presidente, outra ao nosso Bispo D. Manuel. A loucura é esta decisão, o culpado é o D. António Francisco dos Santos, que lembramos com muita emoção. Há gente que marca a vida da gente e o D. António marcou-nos profundamente. Sendo um recém-convertido não mereço isto comparado com todos aqueles que há mais de 100 anos fazem brilhar as cores do FC Porto, de forma especial o nosso presidente nestes mais de 40 de presidência. D. António dizia sempre que só tinha três palavras, homenagem, gratidão e bênção. É o que quero transmitir a todos aqui e lá em casa. Desejar-vos um santo e feliz Natal a todos, um 2023 azul e branco, abençoado e repetir o que o Papa Francisco nos pede, que este Natal as despesas à volta dos presentes sejam mais simples não só pelas dificuldades económicas, mas por opção. E que dessa poupança possamos partilhar com quem vive a guerra, vive o inverno e tem de sair vencedor como nós somos no FC Porto. Com a nossa ajuda, partilha e missão, a Ucrânia será também vencedora. Um santo Natal e um ano abençoado, obrigado!”, declarou o clérigo galardoado com a distinção maior da gala.

+ notícias: Desporto

FC Porto: No Olival a pensar na viagem a Portimão

Poucas horas após golear o Benfica por 5-0 no Estádio do Dragão, o plantel principal do FC Porto voltou na manhã desta segunda-feira ao Olival para começar a preparar a deslocação a Portimão, da 25.ª jornada da Liga. O Portimonense-FC Porto está marcado para as 18h45 de sexta-feira (Sport TV).

Benfica termina blackout e regressa às redes sociais com mensagem de parabéns

Depois de ter omitido o resultado do jogo frente ao FC Porto no Facebook, no X (antigo Twitter) e no Instagram, o Benfica regressou às redes sociais com uma mensagem de parabéns ao jogador Petar Musa.

Ex-FC Porto anuncia que vai terminar a carreira no final da época

Felipe Augusto, antigo defesa central do FC Porto, anunciou, esta segunda-feira, que vai terminar a carreira no final da época.