Marcelo manifesta "profunda alegria" pela nomeação de Américo Aguiar como bispo de Setúbal

Marcelo manifesta "profunda alegria" pela nomeação de Américo Aguiar como bispo de Setúbal
| País
Porto Canal / Agências

O Presidente da República manifestou a sua "profunda alegria" pela nomeação de Américo Aguiar como bispo de Setúbal.

Numa nota oficial, enquanto ainda se encontra em visita a Nova Iorque, Marcelo Rebelo de Sousa considera que a nomeação, após a elevação a cardeal que se irá verificar no próximo dia 30, "expressa o reconhecimento pelo serviço e dedicação de D. Américo Aguiar à Igreja Católica e o elevado significado nacional e projeção internacional do sucesso na organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023".

"O Presidente da República formula a D. Américo Aguiar, a quem já felicitou pessoalmente, as maiores venturas ao serviço da Diocese de Setúbal, numa Igreja que é de todos e para todos - todos, todos, todos", concluiu a nota do Palácio de Belém colocada no site oficial na Internet.

Américo Aguiar é atualmente bispo auxiliar de Lisboa e será elevado a cardeal no consistório a realizar no Vaticano no dia 30 de setembro.

Com 49 anos, tomará posse da sua nova diocese no dia 26 de outubro, data em que se completam 48 anos sobre a ordenação episcopal do primeiro bispo de Setúbal, Manuel Martins.

A diocese de Setúbal estava sem bispo titular desde o início de 2022, quando o atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, foi nomeado bispo de Leiria-Fátima.

Nascido em Leça do Balio, Matosinhos, em 12 de dezembro de 1973, Américo Aguiar foi ordenado padre em 2001 e bispo em 2019.

É presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, tendo sido o principal rosto da organização do encontro mundial de jovens com o Papa, que se realizou em Lisboa entre 1 e 6 de agosto deste ano.

+ notícias: País

Conheça a chave do EuroDreams desta segunda-feira

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal

Na noite desta segunda-feira, não houve qualquer apostador em Portugal ou no estrangeiro a arrecadar qualquer um dos primeiros prémios no concurso Eurodreams.

Segundo satélite português já foi lançado para o espaço

Portugal enviou o seu segundo satélite para o espaço, o "Aeros MH-1", a bordo de um foguetão da SpaceX, que descolou esta segunda-feira dos Estados Unidos às 14h05 (22h05 em Lisboa).