Américo Aguiar “é um grande adepto do FC Porto”, destaca Pinto da Costa

| Porto
Daniela Assunção

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, caracterizou o bispo Américo Aguiar, nomeado para presidir à diocese de Setúbal, como “um grande adepto do FC Porto” além de ser um “grande amigo”. Em entrevista exclusiva ao Porto Canal, Pinto da Costa defende que “Setúbal vai progredir a todos os níveis porque ele é um homem de causas e vai-se entregar de alma e coração à cidade e à região”.

O presidente dos Dragões lembrou ainda a porta de entrada de Américo Aguiar no mundo azul e branco. Foi a acompanhar as visitas de vários bispos à cidade do Porto que criou ligação com Jorge Nuno Pinto da Costa, relação que viria a estreitar-se numa visita ao Museu do FC Porto, com D. António Francisco dos Santos, em que D. Américo Aguiar percebeu e valorizou o trabalho de 40 anos desenvolvido pelo presidente dos Dragões.

Recorde-se que na cerimónia dos Dragões de Ouro de 2022 o bispo recebeu o Dragão de Honra, tendo-lhe já sido entregue o Dragão de Ouro para Sócio do Ano em 2019.

Pinto da Costa revelou ainda que Américo Aguiar marca sempre presença nos jogos dos Dragões, seja presencialmente, seja por mensagem. “Sempre que temos um jogo ele manda uma mensagem a justificar o não estar. Umas vezes está nos Açores, outras vezes noutros sítios, porque quando está cá ele vem sempre”, confessou o presidente portista.

Nessa mesma entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa leu uma mensagem que Américo Aguiar lhe enviou antes do jogo frente ao Gil Vicente: “Ora viva, meu Presidente. Abraço fraterno e muito saudoso dos Açores. Força com esses galos, pintainhos. Campeões olé olé. Abraço fraterno”, destacou o presidente do FC Porto.

Quanto ao que o futuro reserva ao novo bispo de Setúbal, Pinto da Costa é perentório: “tenho a certeza que ele não vai parar por aqui”.

D. Américo Aguiar é empossado como cardeal já este sábado (30 de setembro), em Roma. Foi criado cardeal pelo Papa Francisco no dia 9 de julho de 2023, durante a celebração do Angelus. Nascido a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio, Matosinhos, este é um dado curioso já que o primeiro bispo de Setúbal também era oriundo desta região do Norte do país.

+ notícias: Porto

Um ano depois do novo regulamento, Movida continua a não dar descanso aos moradores da Baixa do Porto

“Eles ficam com o dinheiro, e nós ficamos com o barulho”. O desabafo de Paula Amorim perdura há mais de 15 anos, altura em que a vida noturna começou a crescer na Baixa do Porto. A moradora, juntamente com outra, Sara Gonçalves, tem sido o rosto de uma luta que parece não ter fim, nem com um novo regulamento lançado há um ano: “Não desisto porque tenho direito ao descanso”. Câmara admite rever regras.

Porto vai ter mais ruas com acesso condicionado a automóveis

O executivo municipal aprovou por maioria, na reunião desta segunda-feira, a aquisição de serviços para a manutenção do sistema de gestão das Zonas de Acesso Automóvel Condicionado (ZAAC) existentes. Mas vão ser criadas novas zonas.

Metrobus. Acesso da Avenida da Boavista à Rua António José da Costa vai estar interdito

Com a construção da primeira fase do traçado do metrobus, o acesso da Avenida da Boavista à Rua António José da Costa estará interdito a partir de terça-feira e até 12 de abril. Desta forma, os automobilistas que tencionem dirigir-se a esta artéria terão de seguir pelas ruas António Cardoso e António Patrício.