D. Américo Aguiar nomeado Bispo de Setúbal pelo Papa Francisco

D. Américo Aguiar nomeado Bispo de Setúbal pelo Papa Francisco
Ricardo Perna/JMJ
| País
Porto Canal

O bispo Américo Aguiar vai presidir à diocese de Setúbal. A nomeação acontece esta quinta-feira, na sequência das novas funções atribuídas pelo Papa Francisco. A elevação a bispo surge ainda antes de D. Américo Aguiar ser empossado como cardeal a 30 de setembro, em Roma.

Américo Aguiar foi um dos principais rostos da organização da Jornada Mundial da Juventude, uma vez que assumiu a presidência da Fundação JMJ.

Esta é a segunda vez que uma diocese portuguesa, exceto de Lisboa, vai ter um bispo que recebeu uma elevação a cardeal.

D. Américo Manuel Alves Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio, Matosinhos. Este é um dado curioso, visto que o primeiro bispo de Setúbal também era oriundo desta região do Norte do país.

Foi criado cardeal pelo Papa Francisco no dia 9 de julho de 2023, durante a celebração do Angelus. Já o consistório está marcado para o próximo dia 30 de setembro, em Roma.

+ notícias: País

Regionalização: 50 anos a adiar Portugal

A Regionalização começou a fazer parte da agenda política logo após o 25 de Abril de 1974. O processo, apontado como “chave” para o desenvolvimento do país, já estava previsto na primeira versão da lei fundamental que em 1976 a Assembleia Constituinte aprovou, contudo, quase 48 anos depois, a ambição permanece no papel. A dois meses do 50.º aniversário do 25 de Abril, esta é a forma mais adiada e que mais adiou Portugal.

Não consegue ir às urnas no dia 10? Saiba como votar antecipadamente

Os eleitores recenseados em Portugal podem inscrever-se entre este domingo e quinta-feira para votar antecipadamente em mobilidade, num município à sua escolha, uma semana antes das eleições legislativas de 10 de março.

Equipa portuguesa que se sagrou campeã do mundo em atletismo 'indoor' para deficiência intelectual é felicitada por Marcelo

O Presidente da República felicitou a equipa portuguesa que no sábado se sagrou campeã do mundo de atletismo pista coberta da Federação Internacional para Atletas com Deficiência Intelectual (VIRTUS).