Dragões de Ouro: Otávio é o Futebolista do Ano

| Desporto
Porto Canal

O Dragão de Ouro de Futebolista do Ano foi entregue a Otávio, que assinou um recorde pessoal de 18 contribuições para golo em todas as competições da época 2021/22. O luso-brasileiro chegou ao FC Porto em 2014 e passou, em 2022, a marca dos 250 jogos pela equipa principal dos azuis e brancos.

"Era um prémio que eu almejava desde que cheguei aqui em 2014 e coloquei como meta conquistá-lo. Graças a Deus conquistei hoje e estou muito feliz", afirmou o médio Otávio.

O médio concluiu a formação profissional no Internacional de Porto Alegre (62 jogos e sete golos), do Brasil, onde era visto como uma das maiores promessas. Foi um dos destaques da antiga equipa em 2013, quando o emblema do sul do Brasil passou por uma época atribulada e evitou a descida de divisão apenas na última jornada. Estreou-se contra o Santos, no Brasileirão de 2012, com apenas 17 anos, e já tem no seu currículo dois Campeonatos gaúchos (2013 e 2014).

O camisola 25 teve naturais dificuldades quando chegou ao FC Porto, em 2014, com 19 anos, tendo-se seguido à passagem pela equipa B os empréstimos ao Vitória de Guimarães, na segunda metade de 2014/15 e em 2015/16, onde teve o primeiro contacto com Sérgio Conceição. Em 2016, regressou ao Dragão para se afirmar.

Criativo e polivalente, Otávio já desempenhou funções à esquerda e à direita, no miolo do terreno ou junto ao ponta de lança. Em 2021/22, participou em 49 dos 53 jogos que os azuis e brancos realizaram, tendo-se afirmado como um elemento preponderante para a estratégia da equipa técnica que resultou nas conquistas do campeonato nacional e da Taça de Portugal.

Na presente temporada, interrompida pelo Mundial do Qatar – em que foi uma pedra basilar para Fernando Santos e para a seleção portuguesa –, o médio soma já um golo e seis assistências em 19 partidas.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".