Dragões de Ouro: Sérgio Conceição é Treinador do Ano pela 3ª vez

| Desporto
Porto Canal

O treinador da equipa principal de futebol do FC Porto, Sérgio Conceição, foi galardoado como Treinador do Ano, na gala dos Dragões de Ouro, esta noite.

Tricampeão nacional como jogador e treinador do FC Porto, recordista de títulos do clube a par de Artur Jorge, atual detentor dos três principais troféus internos - Liga, Taça e Supertaça -, o técnico igualou a mítica fundista Fernanda Ribeiro e arrecadou o quarto Dragão de Ouro da conta pessoal.

2022 foi o ano de Sérgio Conceição: ganhou o campeonato no Estádio da Luz e fechou-o com recorde de pontos graças à melhor defesa e ao melhor ataque. Ganhou a Taça de Portugal a deixar os principais adversários pelo caminho e, à conquista da nona Dobradinha da história do clube, ainda lhe juntou a Supertaça Cândido de Oliveira já dentro da nova época.

Pelo meio viveu uma senda nunca antes vista. Superou o registo português de invencibilidade - em vigor durante 44 anos e estabelecido pelo Benfica de John Mortimore -, deu perfeito seguimento aos números trazidos da época transata, prolongou até às 58 o número de rondas seguidas sem perder e igualou o feito do AC Milan de Fabio Capello - plantel recheado de estrelas que entre 1993 e 2022 foi dono e senhor da maior série invicta dos principais campeonatos europeus.

A campanha foi tão boa que o FC Porto viria a terminá-la superando o próprio pecúlio recordista atingido na primeira temporada de Sérgio Conceição, ao alcançar o estatuto de Campeão Nacional com uns nunca antes vistos 91 pontos fruto de 29 vitórias, quatro empates e somente uma derrota. O reconhecimento de Treinador do Ano é, por isso, é da mais elementar justiça.

“Muito obrigado à direção do FC Porto. Vou tentar ser curto porque temos jogo já depois de amanhã e não ser repetitivo por ser o quarto Dragão de Ouro que recebo. O primeiro foi dia 27 de maio de 1998 e, 19 anos depois, tive o prazer de apertar a mão ao melhor dirigente do mundo para consumar a minha chegada a treinador do FC Porto. Quero fazer uma pequena homenagem a todos os treinadores do FC Porto nas diversas modalidades, lembro-me do andebol, voleibol, hóquei em patins. Do Ricardo Ares, que conseguiu quatro títulos, o que é de louvar, e para quem peço uma salva de palmas. Represento muita gente aqui, a primeira vez que fui ao Olival em 2017 o senhor presidente disse-me que existiam quatro pilares inegociáveis no FC Porto: rigor, competência, ambição e paixão. Olhando para isso, estando todos os dias com os jogadores, dá-me um prazer, orgulho e alegria enorme levantar-me para ir trabalhar. Uma equipa técnica super competente, uma equipa médica que permite que os jogadores possam ser melhores e ganhar, que é o que nós queremos. Não esqueço as pessoas da cozinha, do restaurante, da análise e observação, os técnicos de equipamentos, os da relva também. Uma série de pessoas que contribuem para que isto seja possível. Este prémio não é meu, é das pessoas que estão no Olival e do nosso presidente", começou por dizer Sérgio Conceição.

"Parafraseando o Gonçalo Borges, quero dedica-lo à minha família, porque não é fácil, e aos meus pais como sempre. Não estando entre nós, estarão com certeza muito orgulhosos. Receberam mais duas pessoas muito importantes para o clube e estarão todos lá em cima a olhar por nós, para que o FC Porto seja cada vez maior, cada vez melhor, cada vez mais forte e ganhador. Vamos continuar assim sempre, porque merecemos, somos trabalhadores, honestos, sérios, dedicados e competentes também. Muito obrigado e boas festas a todos”, declarou após receber a quarta estatueta dourada das mãos de Jorge Nuno Pinto da Costa.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".