Dragões de Ouro: Diogo Costa é o Atleta do Ano

| Desporto
Porto Canal

O Dragão de Ouro para o Atleta do Ano foi para as mãos de Diogo Costa, o dono da baliza portista e o fiel herdeiro da camisola 99 de Vítor Baía. Aos 23 anos, Diogo Costa é já um dos melhores do mundo na sua posição e prolongou recentemente a sua ligação ao FC Porto até 2027, sendo que já leva praticamente uma década de Dragão ao peito.

Diogo Costa nasceu em Rothirst, na Suíça, e chegou ao clube na época 2011/12, tendo feito toda a formação de azul e branco até se estrear pela equipa principal, 2019/20. Pela mão de Sérgio Conceição, assumiu a titularidade nas duas últimas temporadas e já enriqueceu o palmarés pessoal com 2 Ligas portuguesas, 2 Taças de Portugal e 1 Supertaça.

Na época em curso, Diogo Costa fez história na Liga dos Campeões ao tornar-se no primeiro jogador a defender um penálti e a fazer uma assistência no mesmo jogo (no 3-0 do FC Porto em Leverkusen). O guardião portista, de resto, defendeu três penáltis em três jornadas consecutivas na presente edição da Champions, um recorde absoluto. Na história do FC Porto, Diogo Costa é já o guarda-redes com mais penáltis defendidos (5), superando Pinho (4), Barrigana (4), Andrasik (3), Acúrsio (3) e Helton (3).

“Em primeiro lugar quero agradecer ao nosso presidente, dizer-lhe que estou muito grato e feliz. Ao nosso mister Sérgio Conceição por toda a confiança depositada em mim, aos meus colegas e restante equipa técnica por quem nutro grande carinho. Quero dedicar este prémio ao meu filho e à minha namorada. Viva o Porto!”, declarou o herdeiro da camisola 99 após receber o galardão.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".