Dragões de Ouro: Prémio Carreira vai para Leandro Massada

| Desporto
Porto Canal

O Dragão de Ouro Carreira foi entregue a Leandro Massada, doutorado em Ciências do Desporto na Área da Biologia do Desporto e intimamente ligado ao FC Porto.

Quando se pensa em debelar lesões provocadas pela prática desportiva, é inevitável pensar em Leandro Massada. Especialista em Ortopedia, Leandro Massada licenciou-se em 1976 em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Mais tarde, finalizou o Doutoramento em Ciências do Desporto na Área da Biologia do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). A partir daqui, tornou-se uma referência na medicina desportiva e tem um longo passado de ligação ao FC Porto, tendo operado diversos atletas do clube durante muito tempo.

Leandro Massada desenvolveu e introduziu novas técnicas cirúrgicas na área do cotovelo, joelho, tornozelo e sínfise púbica, além de ter várias publicações de grande sucesso como “Lesões Típicas do Desportista”, “Lesões de Sobrecarga no Desporto. Fraturas de Fadiga” ou “Lesões Musculares no Desporto”, entre outras.

“Há cerca de 40 anos dei aulas, mas é a primeira vez que trago uma cábula. Durante 40 anos o presidente fez discursos sem cábula enquanto alguns, mais novos, tinham de ler e não sabiam soletrar. Desculpem a lamechice, mas queria agradecer ao meu avô, um grande homem da cidade do Porto, aos meus pais que me ensinaram a amar e a gostar do clube e da cidade. Agradecer também ao professor doutor na área do desporto que é Pinto da Costa, um dos maiores dirigentes de todos os tempos. Dedico este troféu à minha mulher, à minha filha, ao meu filho e aos meus netos. Os catalães costumam dizer que o Barcelona é mais do que um clube. O troféu que eu recebi é símbolo de algo que é mais do que um clube, é símbolo de uma cidade, de uma região, de um povo que nos últimos 40 anos se tornou conhecido em todo o mundo cujo lema é antes quebrar que torcer. Nunca será subserviente face ao centralismo prepotente e saloio que nos tenta achincalhar e ignorar. Viva o Porto, viva o Futebol Clube do Porto, viva Portugal!”, declarou o lendário clínico aquando da entrega da estatueta dourada.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): 19.ª Taça de Portugal a caminho do Dragão. Crónica de jogo 

Portistas bateram o Óquei de Barcelos por 3-2 na final da prova rainha.

FC Porto: Factos e números de uma eleição histórica

26.876 votos, zero incidentes, zero reclamações, o 32.º presidente eleito e um sinal de vitalidade histórico. Decorreram ontem, no Estádio do Dragão, as Eleições para os Órgãos Sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028, das quais a Lista B e André Villas-Boas saíram vencedores com 21.489 votos dos associados.

FC Porto: Eis o “onze” dos Dragões para o clássico com o Sporting

Já é conhecida a equipa do FC Porto que, neste domingo, vai subir ao relvado do Estádio do Dragão para o jogo com o Sporting (20h30, Sport TV), a contar para a 31.ª jornada do campeonato.