Dragões de Ouro: Angélica André é a Atleta Amadora do Ano
Porto Canal
A nadadora do FC Porto, a melhor portuguesa de sempre em Campeonatos do Mundo, recebeu o Dragão de Ouro na cerimónia desta noite na categoria de “Atleta Amadora” do ano.
Campeã Nacional em três vertentes de piscina curta e medalha de bronze nos Europeus de Roma, Angélica André é a grande figura da natação portuguesa e portista em 2022. Portuense de gema, deu as primeiras braçadas com apenas três anos e ingressou no clube da cidade em outubro de 2021.
O que se seguiu foi história: com os Jogos de Tóquio e vários recordes nacionais no palmarés, começou a trabalhar às ordens de José Manuel Borges em Campanhã e muito dificilmente a parceria poderia ter corrido melhor: sétimo lugar nos Mundiais de Budapeste (a apenas 10 segundos da vencedora), pódio no Campeonato da Europa e títulos domésticos nos 400 metros estilos, 200 bruços e 1500 livres.
Em conversa recente com a revista Dragões, ao longo da qual fez o rescaldo de um ano de sonho, definiu as Olimpíadas de Paris 2024 como o grande objetivo da carreira.
“Queria agradecer ao FC Porto, é uma honra receber este Dragão de Ouro. Queria agradecer à secção de natação do FC Porto, ao senhor engenheiro Luís Fernandes pela oportunidade, à equipa técnica e multidisciplinar, aos meus colegas e à minha família, que é a base de tudo”, declarou a atleta no palco da cerimónia.