Fundador da Web Summit espera que Trump seja "mais razoável" do que parece

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 nov (Lusa) - O fundador e presidente da Web Summit, Paddy Cosgrave, disse hoje esperar que o novo Presidente dos Estados Unidos "seja mais razoável" do que as "afirmações chocantes" que tem proferido e salientou que o futuro é de incerteza.

Paddy Cosgrave falava à Lusa à margem da maior conferência de tecnologia e empreendedorismo, que este ano decorre em Lisboa até quinta-feira, no mesmo dia em que foi anunciado que Donald Trump venceu as eleições presidenciais norte-americanas.

"Espero que seja mais razoável do que as palavras chocantes" que profere, tais como "construir um muro, expulsar as pessoas, colocar outras na cadeia", afirmou o fundador da Web Summit, minutos antes de abrir a bolsa nova-iorquina.

"Vou abrir agora o mercado tecnológico Nasdaq, o segundo maior do mundo, em Lisboa pela primeira vez e num dia histórico que todos irão recordar: o dia em que Donald Trump venceu as eleições presidenciais", prosseguiu.

"E quando lhes perguntarem - 'onde estavas tu quando Donald Trump foi eleito?' - vão dizer: 'Estávamos na Web Summit'", salientou.

Os principais índices da bolsa de Nova Iorque, Dow Jones e Nasdaq, iniciaram hoje a sessão em terreno negativo, na primeira sessão após Trump (partido Republicano) ter vencido as eleições contra Hillary Clinton (partido Democrata).

Donald Trump disse "algumas coisas em que eu não acredito" e "o que eu questiono é se aquilo que ele diz faz mesmo sentido para ele ou se se trata de um demagogo ou propagandista, uma pessoa que sabe como funcionam as câmaras de televisão e diz aquilo que os outros querem ouvir", considerou.

Para Paddy Cosgrave, o resultado das eleições norte-americanas não o apanhou desprevenido.

"Vivo numa casa com alguns amigos e um deles, que é professor na universidade, especializado em sondagens eleitorais, sempre me disse que Donald Trump ganharia com muita faclidade. Portanto, não foi uma surpresa para mim. O que acontecerá depois penso que ninguém sabe. Teremos de esperar para ver", acrescentou.

Questionado sobre se o facto de Donald Trump ter sido eleito poderá ter impacto na área das 'startups', Cosgrave disse que o futuro é incerto.

"Há apenas incerteza, não sabemos [o que vai acontecer] e temos que viver um dia de cada vez. Neste momento, o mundo enfrenta diferentes crises, não apenas nos Estados Unidos", disse.

"Na Europa temos a migração, temos uma diferente forma de terrorismo que nunca tínhamos tido. É certo que o meu país [Irlanda] teve várias décadas de terrorismo, mas no caso da Europa continental não havia", apontou o fundador da Web Summit, salientando que depois há ainda "a classe média que está pior do que estava" e isso "também é um problema".

No entanto, espera que durante a próxima década a tecnologia "desempenhe um papel" na resolução de alguns destes problemas.

"Talvez sim, talvez não, espero que sim, mas na realidade não sabemos", concluiu.

ALU/JMG// JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Pelo menos 26 mortos em tornado no Mississippi. Biden aprova declaração de catástrofe

O Presidente dos Estados Unidos aprovou a declaração oficial de catástrofe no estado do Mississípi após a passagem devastadora de um tornado por vários condados que deixou pelo menos 26 mortos e consideráveis danos materiais.

"É absolutamente falso". Putin nega aliança militar com a China

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, negou, este domingo, uma possível aliança militar com a China, na guerra da Ucrânia, e garante que suas relações neste âmbito com Pequim limitam-se apenas à cooperação geral.

Edifício habitacional de seis andares desaba em Luanda

Um prédio antigo de seis andares desabou na madrugada deste sábado na capital angolana, não havendo para já registo de vítimas.