Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Segundo o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ban Ki-moon vai manter encontros com governantes moçambicanos e avaliar os resultados da cooperação com Moçambique.

A deslocação do secretário-geral das Nações Unidas surge na sequência de um encontro que manteve em fevereiro na capital da Etiópia, Adis Abeba, com o chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza.

As Nações Unidas são, através das suas agências especializadas, um dos principais parceiros internacionais de Moçambique, tendo desempenhado um papel fulcral no processo de pacificação do país, após 16 anos de guerra civil, terminada em 1992.

Nesse âmbito, as Nações Unidas destacaram para o país um numeroso contingente de capacetes azuis, para assegurar o cumprimento do Acordo Geral de Paz (AGP) entre o governo moçambicano e a antiga guerrilha da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), hoje principal partido da oposição.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.