PR espera que Trump dê continuidade a "grande democracia" e à relação com Portugal

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 nov (Lusa) - O chefe de Estado português afirmou hoje esperar que o próximo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dê continuidade a "uma grande democracia" e à "magnífica amizade" com Portugal, com consideração pelo peso da comunidade lusodescendente.

"Foi isto que eu exprimi ao Presidente eleito na mensagem que lhe enviei cedinho esta manhã", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, à margem de uma cerimónia no antigo Museu dos Coches, em Lisboa.

Questionado sobre o conteúdo da campanha do candidato republicano, o Presidente da República não quis pronunciar-se. "Não vou comentar o que se passa na política interna de outro país", justificou.

"O que tenho a dizer é isto, são estas três dimensões: Espero que o Presidente eleito pelo voto livre dos norte-americanos dê continuidade a uma grande história e a uma grande democracia", afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que espera que Donald Trump "dê continuidade a uma aliança e a uma amizade muito antiga, que vem desde o tempo da independência, e que não só respeite como acolha, apoie e dê a devida importância a uma comunidade de origem portuguesa".

IEL // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Costa chega a Luanda para assinar novo programa de cooperação com Angola

O primeiro-ministro português inicia esta segunda-feira uma visita oficial a Angola, durante a qual será assinado um novo programa de cooperação até 2027 e reforçada a linha de crédito empresarial para dois mil milhões de euros.

PS não se distrai com história do SIS porque já todos estão “fartos disso", salienta Carlos César

O presidente do PS assumiu este sábado que o Governo não se vai deixar distrair com a história do Serviço de Informações de Segurança (SIS) porque os portugueses, e até a oposição, “já não querem saber disso”.

Presidente da República dá início às comemorações do 10 de Junho na África do Sul

O Presidente da República vai dar esta segunda-feira início às comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na África do Sul, junto de portugueses e lusodescendentes residentes na Cidade do Cabo.