Bolsas europeias afundam após vitória de Trump nas presidenciais dos EUA

Bolsas europeias afundam após vitória de Trump nas presidenciais dos EUA
| Economia
Porto Canal

As bolsas europeias abriram hoje em forte queda, após ter sido conhecido que o candidato do Partido Republicano, Donald Trump, venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos, de acordo com os primeiros resultados provisórios.

Ao contrário do que previam as sondagens, Trump derrotou a adversária democrata, Hillary Clinton, e será o 45.º Presidente da história norte-americana, sucedendo a Barack Obama.

Entre as principais praças europeias, Madrid arrancou a perder quase 4%, Milão 3%, Frankfurt 2,9% e Paris a cair 2,86%.

As bolsas asiáticas terminaram a sessão em queda, numa altura em que tinham sido apenas conhecidos os primeiros resultados, com Tóquio a afundar mais do 5% e Hong Kong 1,95%.

Também em Lisboa, o PSI20 arrancou as negociações em queda de 3,10% para os 4.420,50 pontos.

A Comissão Europeia divulga hoje as previsões económicas de outono, numa altura em que o executivo comunitário está a avaliar as propostas orçamentais dos países e as "ações efetivas" de Portugal e Espanha.

+ notícias: Economia

Preços máximos da botija de gás entram hoje em vigor

Os preços máximos da botija de gás de petróleo liquefeito (GPL), fixados pelo Governo, entram hoje em vigor e representam uma poupança de quase 3,2 euros por garrafa de butano de 13 quilogramas (Kg).

TAP: Pilotos, tripulantes e técnicos de manutenção juntam-se hoje em "marcha silenciosa"

Três sindicatos do setor da aviação convocaram para hoje uma "marcha silenciosa" para "continuar a chamar a atenção de todos" para a situação que, "infelizmente, hoje se vive na TAP Air Portugal".

87% das vagas criadas pelo setor do retalho não são preenchidas

A necessidade de contratação viu-se, este ano, confrontada com o atual contexto de escassez de mão-de-obra. A prova da dificuldade nas contrações é atestada por um estudo de uma empresa de recrutamento, que diz que 87% das vagas criadas pelo setor do retalho não são preenchidas.