Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.

Na sexta-feira, um dia depois do depois do Banco Central Europeu descer a taxa de referência para um novo mínimo de sempre, as taxas Euribor desceram nos quatro prazos entre 0,006 e 0,017 pontos percentuais.

A taxa Euribor a seis meses, a mais usada nos créditos à habitação, manteve-se hoje inalterada em 0,302% depois de ter registado uma quebra de 0,011 pontos percentuais na sexta-feira.

A três meses, a Euribor subiu hoje 0,001 pontos percentuais para 0,202%, depois de ter descido 0,006 pontos percentuais na sexta-feira.

A nove meses e 12 meses, as Euribor desceram hoje 0,001 e 0,003 pontos percentuais para 0,397% e 0,490%, respetivamente.

Na sexta-feira, as taxas Euribor a nove e 12 meses desceram 0,013 e 0,017 pontos percentuais, ao passarem para respetivamente 0,398% e 0,493%.

Na quinta-feira, o BCE desceu a taxa de referência em um quarto de ponto percentual para um novo mínimo de sempre de 0,50%.

A última alteração da taxa de referência do BCE tinha ocorrido a 05 de julho de 2012, quando esta desceu 0,25 pontos percentuais, para o valor mais baixo de sempre, de 0,75%.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro a outros no mercado interbancário.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.