Um caso de legionella confirmado e sete em estudo numa fábrica na Maia

| Norte
Porto Canal (AYR)

Foi confirmado pela Direção-Geral de Saúde que existe um caso de legionella na fábrica Sakthi, na Maia, e mais sete casos estão em estudo avança Francisco George, esta segunda-feira, à agência Lusa. Os técnicos de Inspeção do Ambiente já estão no local a recolher amostras de forma a esclarecer a existência da bactéria no local.

A fábrica Sakthi emprega mais de 500 pessoas, sendo uma empresa com 100% capital indiano, que se dedica ao ramo automóvel.

O Porto Canal apurou no local que esta se trata da fábrica onde se regista um caso de legionella, e que mais sete pessoas estão a ser analisadas.

De acordo com o que o diretor-geral de saúde indicou à Lusa, "o Instituto Ricardo Jorge identificou a relação causa-efeito entre as secreções pulmonares de um doente com pneumonia provocadas por uma bactéria que é a mesma detetada na água da torre de arrefecimento da respetiva empresa fabril".

O caso de legionella foi sinalizado na última semana de fevereiro e o diretor-geral refere que “todas as medidas foram tomadas para controlar o problema e prevenir novas ocorrências”, apesar de prosseguirem “os estudos em mais sete casos que foram diagnosticados nas últimas semanas”.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.