Novo atraso. Reabilitação da Praça da Corujeira, no Porto, arranca em 2024, ano em que devia estar pronta

Novo atraso. Reabilitação da Praça da Corujeira, no Porto, arranca em 2024, ano em que devia estar pronta
| Porto
Porto Canal

A Câmara Municipal do Porto confirmou ao jornal PÚBLICO que a reabilitação da Praça da Corujeira, na zona oriental do Porto, está atrasada. O concurso público deve ser lançado no primeiro semestre de 2024 e o arranque da obra vai acontecer no último trimestre do mesmo ano.

2024 era o ano inicialmente previsto para a conclusão das obras na Praça da Corujeira, até porque já foi há quase três anos que a autarquia anunciou o vencedor do concurso arquitetónico e paisagístico. O projeto está nas mãos do Atelier Miguel Melo, de Guimarães.

O concurso, com verbas de 4,4 milhões de euros para a obra, previa uma “centralidade renovada”: deveria transformar a zona num dos “principais espaços lúdicos e turísticos da cidade e num ponto central das novas dinâmicas urbanas do território de Campanhã”, referia o concurso citado pelo PÚBLICO. Além disso, deveria contribuir para integrar a praça no “sistema de acessos ao centro da cidade a partir da zona oriental do Porto”.

Previsto para a praça, está a construção de um edifício-bar, com café, quiosque e sanitários. Os bancos originais vão ser recuperados, haverá bebedouros, áreas de jogos tradicionais e zonas para que crianças possam brincar.

Uma ideia inicial proposta pelo Atelier Miguel Melo, o “sky garden” – um parque de arborismo em plena Praça da Corujeira – não vai avançar.

"É um marco importante para a freguesia de Campanhã e para a cidade do Porto. O objetivo é reforçar a centralidade desta praça para Campanhã, valorizar a mobilidade, particularmente dos modos suaves, e reforçar o acesso à cidade do Porto a partir da zona oriental", analisou em 2020 o vereador com os pelouros do Urbanismo e do Espaço Público e Património, Pedro Baganha.

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia

A Assembleia Municipal do Porto, na reunião desta segunda-feira que decorreu no Paços do Concelho, rejeitou uma moção apresentada pelo grupo municipal da CDU que visava a valorização e reutilização da antiga ponte ferroviária Maria Pia, que atravessa o rio Douro e está sem exploração há mais de 30 anos.

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.