Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia

Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia
| Porto
Porto Canal

A Assembleia Municipal do Porto, na reunião desta segunda-feira que decorreu no Paços do Concelho, rejeitou uma moção apresentada pelo grupo municipal da CDU que visava a valorização e reutilização da antiga ponte ferroviária Maria Pia, que atravessa o rio Douro e está sem exploração há mais de 30 anos.

A proposta recebeu 17 votos contra do movimento ‘Rui Moreira: Aqui há Porto’, nove do PSD e um do Chega. Arrecadou ainda, três abstenções do grupo liderado pelo autarca portuense.

Durante o debate sobre este ponto, o deputado e líder da bancada do movimento independente de Moreira, Raúl Almeida referiu que o assunto em discussão está entregue ao “Estado central e à Infraestruturas de Portugal” e, devido a isso, a autarquia “não pode assumir responsabilidades”, uma vez que o caso já tem “responsabilidades atribuídas e muito concretas”.

Recorde-se que há cerca de um mês as autarquias do Porto e de Vila Nova de Gaia pronunciaram-se sobre o futuro da infraestrutura, destacando ser imperativo que o atual Governo coloque na sua agenda política a antiga ponte ferroviária.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Tal como o Porto Canal noticiou, o projeto de tornar utilizável o Ramal da Alfândega, apresentado em 2020, incluía também esta ponte. Mas em abril deste ano, o Ministério das Infraestruturas informou que o futuro da Maria Pia permanecia sem decisão e dependente da “análise conjunta” da Infraestruturas de Portugal (IP) e das câmaras do Porto e de Gaia.

+ notícias: Porto

Porto avança com ciclovia entre Asprela e Campanhã após projeto intermunicipal falhar

Após o projeto de ciclovia intermunicipal entre Porto e Gondomar cair por terra, o município do Porto pretende avançar com a sua parte do traçado. A via ciclável, que inicialmente ligaria o Pólo da Asprela a Baguim do Monte, deverá ser adaptada para ligar o Pólo da Asprela a Campanhã, ao longo da Rua de Currais. O projeto já foi encomendado pela GO Porto.

Câmara do Porto discute avançar com regulamento do Alojamento Local

O executivo da Câmara do Porto discute segunda-feira colocar em vigor o Regulamento para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local até à entrada de um novo regulamento que o substitua.

Museu e elétricos da STCP alvos de mais de 20 milhões de euros de investimento até 2034

A Câmara do Porto vota, na segunda-feira, o contrato-programa para o Museu do Carro Elétrico e os contratos públicos com a STCP, que superam os 20 milhões de euros para o elétrico, além do contrato para autocarros.