Câmara do Porto com 10 mil respostas a inquérito sobre serviços do Gabinete do Munícipe

Câmara do Porto com 10 mil respostas a inquérito sobre serviços do Gabinete do Munícipe
Foto: João Pedro Rocha | Porto.
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara do Porto recebeu mais de 10 mil respostas a um inquérito sobre os serviços do Gabinete do Munícipe e que serão consideradas no futuro Plano Municipal de Transformação Digital.

Esta auscultação aos processos de atendimento do Gabinete do Munícipe, que registou sete mil respostas válidas, ajudarão a autarquia a “compreender as necessidades dos utilizadores dos serviços municipais e definir, com mais segurança, os projetos com maior impacto, tendo em vista a melhoria da relação do cidadão com a instituição”, indiciou esta segunda-feira o município no seu ‘site’.

“A expressiva participação neste inquérito reforça a importância de ouvir os cidadãos, uma vez que os contributos resultantes desta auscultação serão considerados no Plano Municipal de Transformação Digital, que o Porto pretende concluir até ao final de 2026”, pode ler-se.

A autarquia anunciou ainda que, ainda este ano, vai começar a desenvolver uma aplicação que “dará acesso a todos os serviços municipais através de um único ponto de entrada”, dando a possibilidade aos munícipes de a usar para reportar várias ocorrências no espaço público.

“A estratégia de modernização municipal passa ainda por disponibilizar novas formas de pagamento de serviços e taxas municipais, designadamente através de débito direto e MBWay”, é dado conta.

O município garante ainda que, dentro da mesma estratégia, será também possível até ao final do ano que os cidadãos “façam, de forma autónoma, a consulta online de processos em curso ou arquivados na Câmara Municipal do Porto, à semelhança do que já acontece para os requerentes e técnicos de processos de urbanismo”.

+ notícias: Porto

Trabalhadores das IPSS manifestaram-se no Porto para exigir retomar das negociações

Cerca de três centenas de trabalhadores de IPSS concentraram-se esta quinta-feira frente à sede da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), no Porto, para exigir o retomar das negociações com os sindicatos afetos à CGTP.

Metrobus do Porto regista média de seis mil viagens por dia

O metrobus do Porto regista uma média de seis mil viagens por dia, anunciou esta quinta-feira a secretária de Estado da Mobilidade, defendendo ser “absolutamente essencial” assegurar medidas que permitam reduzir tempos de viagem em transporte público face ao individual.

IHRU prevê iniciar reconversão de antigo quartel militar do Porto em habitação em 2027

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) espera começar a reconversão do antigo Quartel da Manutenção Militar, em Lordelo do Ouro, no Porto, em habitação acessível “no primeiro semestre de 2027”, avançou fonte oficial à Lusa.