IHRU prevê iniciar reconversão de antigo quartel militar do Porto em habitação em 2027

IHRU prevê iniciar reconversão de antigo quartel militar do Porto em habitação em 2027
| Porto
Porto Canal/Agências

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) espera começar a reconversão do antigo Quartel da Manutenção Militar, em Lordelo do Ouro, no Porto, em habitação acessível “no primeiro semestre de 2027”, avançou fonte oficial à Lusa.

Em resposta à Lusa, este instituto referiu que o projeto da reconversão do edifício, na marginal ribeirinha do Porto, está ainda “em fase de elaboração”, uma vez que “se trata de um imóvel numa localização singular, abrangido por diversas condicionantes que determinam cuidados adicionais nas opções e na elaboração do respetivo projeto, bem como articulação com diversas entidades setoriais”.

Em fevereiro de 2025, o IHRU contratou, por 77 mil euros, a realização de um projeto de arquitetura para o edifício localizado no número 278 da Rua do Ouro ao ateliê portuense Clanet&Brito, de acordo com o portal de contratação pública Base.

Por o projeto encontrar-se ainda a ser elaborado, o instituto afirmou não ser possível apresentar “uma estimativa fiável” do custo estimado para a intervenção, mas adiantou que espera lançar o concurso de empreitada durante este ano e dar início à empreitada no primeiro semestre de 2027.

O Quartel de Manutenção Militar, imóvel tutelado pela Direção-Geral dos Recursos da Defesa Nacional, foi destinado ao programa de arrendamento acessível do IHRU depois de, a 16 de setembro de 2021, o Conselho de Ministros ter aprovado a desafetação do domínio público hídrico e militar do Trem do Ouro e da Casa do Lordelo do Ouro.

Em fevereiro de 2023, o Exército reforçou as vedações em diversos pontos das antigas instalações do Quartel de Manutenção Militar do Porto, que estavam a ser frequentadas por toxicodependentes.

Para além deste antigo quartel, no concelho do Porto estavam ainda identificados outros dois prédios militares para construção de habitação acessível: um na Avenida de França, cujas obras foram iniciadas há cerca de um ano, e outro na Rua da Boavista [Instalações utilizadas pela Manutenção Militar e Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento (OGFE)].

+ notícias: Porto

Associação Sindical da PSP alerta para degradação de instalações em esquadra no Porto

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) alertou para o estado de degradação das instalações da 2.ª Esquadra de Investigação Criminal no Porto, destacando graves condições de segurança, saúde e dignidade.

IPO Porto alerta para diminuição de dadores e apela à doação de sangue

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto tem vindo a registar uma “tendência de diminuição anual” de dadores de sangue com quebras que podem atingir os 5% ao ano, disse esta sexta-feira a responsável do serviço de Imuno-hemoterapia.

Área Metropolitana do Porto terá rede de videovigilância comum aos 17 concelhos

A Área Metropolitano do Porto (AMP) vai implementar uma estratégia de segurança e videovigilância comum aos 17 municípios do território, medida incluída no plano de atividades para este ano, orçado em 134 milhões de euros e anunciado esta sexta-feira.