Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia

Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia
| Porto
Porto Canal

A Assembleia Municipal do Porto, na reunião desta segunda-feira que decorreu no Paços do Concelho, rejeitou uma moção apresentada pelo grupo municipal da CDU que visava a valorização e reutilização da antiga ponte ferroviária Maria Pia, que atravessa o rio Douro e está sem exploração há mais de 30 anos.

A proposta recebeu 17 votos contra do movimento ‘Rui Moreira: Aqui há Porto’, nove do PSD e um do Chega. Arrecadou ainda, três abstenções do grupo liderado pelo autarca portuense.

Durante o debate sobre este ponto, o deputado e líder da bancada do movimento independente de Moreira, Raúl Almeida referiu que o assunto em discussão está entregue ao “Estado central e à Infraestruturas de Portugal” e, devido a isso, a autarquia “não pode assumir responsabilidades”, uma vez que o caso já tem “responsabilidades atribuídas e muito concretas”.

Recorde-se que há cerca de um mês as autarquias do Porto e de Vila Nova de Gaia pronunciaram-se sobre o futuro da infraestrutura, destacando ser imperativo que o atual Governo coloque na sua agenda política a antiga ponte ferroviária.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Tal como o Porto Canal noticiou, o projeto de tornar utilizável o Ramal da Alfândega, apresentado em 2020, incluía também esta ponte. Mas em abril deste ano, o Ministério das Infraestruturas informou que o futuro da Maria Pia permanecia sem decisão e dependente da “análise conjunta” da Infraestruturas de Portugal (IP) e das câmaras do Porto e de Gaia.

+ notícias: Porto

Moreira espera que próximos autarcas enfrentem "problema da habitação de frente"

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse esta segunda-feira esperar que a próxima geração de autarcas resolva o problema da habitação em Portugal, reconhecendo que atualmente a oferta de mercado é assaz "inalcançável" para muitas pessoas.

Antigo vice de Gaia diz que não participou em “nenhum pacto corruptivo”

O antigo vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia Patrocínio Azevedo disse esta segunda-feira que não participou “em nenhum pacto corruptivo”, sublinhando que “todos os investimentos” no concelho passaram por si e pelo presidente, Eduardo Vitor Rodrigues.

Mau tempo deixa Porto sob alerta laranja

O distrito do Porto está sob alerta laranja devido à precipitação, ao vento e à agitação marítima. O alerta começa a partir das 21h00 desta segunda-feira e está em vigor até às 06h00 de terça-feira, indicou a Proteção Civil. Também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Beja e Faro estão sob o mesmo aviso.