Matadouro de Campanhã vai ganhar nova esquadra para PSP e cave para cargas e descargas

Matadouro de Campanhã vai ganhar nova esquadra para PSP e cave para cargas e descargas
| Porto
Porto Canal

O presidente da Câmara Municipal do Porto divulgou mais novidades acerca do projeto de reconversão do Matadouro de Campanhã.

O deputado social-democrata Rodrigo Teodoro, na sessão da Assembleia Municipal desta segunda-feira, questionou Rui Moreira acerca das razões para a possível demolição de “dois edifícios históricos”, na referida zona, nomeadamente o da PSP da Corujeira.

Rui Moreira, em resposta, esclareceu que as alterações referidas foram uma sugestão feita pelo arquiteto do projeto: “uma grande praça”.

"Pretendemos retirar os muros [da Rua de S. Roque da Lameira] de tal maneira que passe a ser uma rua em que as pessoas possam entrar livremente e ter a fruição daquele espaço que está, ou estava ainda, fechado. Portanto, aquilo desaparece. E isso implica, de facto, demolir aquele edifício onde esteve a esquadra, que de resto não servia para a polícia. A polícia não cabia lá", explicou o autarca independente.

Com esta modificação, Moreira revelou que será edificado um novo edifício para a PSP. “Quem entra do lado esquerdo, bem encostado à via férrea, vamos construir um edifício com todas as condições e vai ser lá dentro a esquadra da polícia. Naqueles armazéns antigos encostados à via férrea, há um que fica para a polícia. Ficam ali com ótimas condições, principalmente também porque conseguem assim parar lá os carros", desvendou o presidente da Câmara.

Além disso, também foi anunciado a construção de uma cave logística similar a do Mercado do Bolhão, que também não estava prevista no projeto inicial. Segundo Rui Moreira, o intuito da autarquia é conceber uma “extensão da galeria municipal, uma parte museológica”, o que vai levar a desenvolver uma área para cargas e descargas “que não seja ao ar livre”.

“Não queremos que as cargas e descargas no futuro na cidade sejam feitas ao ar livre”, rematou o presidente, assegurando que “proximamente” será divulgado o projeto incluindo as alterações referidas.

+ notícias: Porto

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Antiga presidente de mutualista do Porto nega ter desviado mais de 200 mil euros

A antiga presidente de uma associação mutualista do Porto, acusada de ter desviado mais de 200 mil euros entre 2017 e 2019, afirmou esta segunda-feira em tribunal que nunca usou dinheiro da instituição para proveito próprio.

Proteção Civil do Porto alerta para dificuldades em recrutar para combate a fogos

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins, alertou esta segunda-feira para a “enorme dificuldade” em recrutar pessoas para o combate aos incêndios no verão, o que pode levar a que hajam menos equipas no terreno.