Novo Matadouro de Campanhã só deverá estar concluído no início de 2025

Novo Matadouro de Campanhã só deverá estar concluído no início de 2025
| Norte
Ana Mota

Embora a última previsão apontasse para o último trimestre de 2024, as obras no antigo Matadouro de Campanhã só deverão estar concluídas no início de 2025. O atraso na empreitada foi admitido esta quarta-feira, durante o primeiro encontro público de discussão do projeto. A complexidade da obra e o envolvimento de várias entidades públicas podem exigir adaptações ao programa e atrasos na empreitada.

Na primeira reunião pública, que teve como objetivo apresentar e debater o programa com a sociedade civil, já foram reveladas algumas alterações ao projeto inicial. Após consulta das Infraestruturas de Portugal, a cobertura do novo centro cultural de Campanhã teve que ser alterada, para não interferir com o normal funcionamento da VCI. Diogo Brito, um dos arquitetos envolvidos no projeto, revela que a cobertura “foi encurtada e rebaixada” de forma a não colocar em perigo a segurança rodoviária na Via de Cintura Interna.

A segunda fase das obras de requalificação do antigo Matadouro de Campanhã já arrancaram, depois de uma primeira fase de demolições. O projeto consiste num edifício para acolher empresas, mas também reservas de arte, museus, auditórios, restauração e projetos de coesão social. A conclusão da empreitada está prevista, com atrasos, para o início de 2025.

+ notícias: Norte

Braga defende que alta velocidade entre Porto e Vigo não pode cair no esquecimento

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, defendeu esta quarta-feira que o eixo atlântico da linha ferroviária de alta velocidade deve ser a prioridade do Governo, prometendo manter o tema da ligação Porto-Vigo na agenda pública.

Jovem de 20 anos morre em despiste contra árvore em Guimarães

Um jovem de 20 anos morreu esta quarta-feira na sequência de um despiste na circular urbana de Guimarães, na zona de Azurém, disse fonte do Comando do Ave da Proteção Civil.

Homem morre após cair dentro de um poço em Bragança

Um homem de 68 anos foi esta quarta-feira encontrado sem vida dentro de um poço na localidade de Peredo de Bemposta, no concelho de Mogadouro, distrito de Bragança, disse à Lusa fonte da GNR.