Obras no Matadouro de Campanhã prosseguem a “bom ritmo”

Obras no Matadouro de Campanhã prosseguem a “bom ritmo”
| Porto
Porto Canal

Foi a 27 de maio de 2021 que as primeiras máquinas entraram no antigo Matadouro e iniciaram os trabalhos de demolição dos elementos em estado de degradação. Dois anos e meio depois, as obras de reconversão do antigo Matadouro, de elevada complexidade, decorrem “a bom ritmo”, afirma Pedro Baganha, vereador do urbanismo da Câmara do Porto, numa visita às obras.

As últimas alterações ao projeto de reabilitação do antigo Matadouro Industrial do Porto vão fazer desaparecer o edifício da 4ª esquadra da PSP na Corujeira e o antigo pórtico de entrada do espaço, confirmou o Porto Canal junto de fontes ligadas à empreitada em setembro deste ano. Através da comparação das imagens do projeto inicial com as mais recentes, é possível perceber que os dois edifícios, considerados históricos para a cidade, não constam na nova planta.

Porto Canal

Porto Canal

A versão inicial do projeto e a versão atualizada, que foi enviada à imobiliária CBRE que está a arrendar os escritórios do novo Matadouro de Campanhã

Pedro Baganha, vereador do urbanismo da Câmara do Porto, realizou uma visita às obras de reconversão do antigo Matadouro com um grupo de alunos finalistas do curso de arquitetura de Berlim e partilhou a experiência nas redes sociais. Segundo o autarca, “o novo equipamento, que está a ser (re)construído aproveitando um edifício sub-utilizado, é uma peça fundamental na estratégia de regeneração e reabilitação de toda a freguesia de Campanhã”.

O projeto consiste num edifício para acolher empresas, mas também reservas de arte, museus, auditórios, restauração e projetos de coesão social. A conclusão da empreitada está prevista, com atrasos, para o início de 2025.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Antiga presidente de mutualista do Porto nega ter desviado mais de 200 mil euros

A antiga presidente de uma associação mutualista do Porto, acusada de ter desviado mais de 200 mil euros entre 2017 e 2019, afirmou esta segunda-feira em tribunal que nunca usou dinheiro da instituição para proveito próprio.

Proteção Civil do Porto alerta para dificuldades em recrutar para combate a fogos

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins, alertou esta segunda-feira para a “enorme dificuldade” em recrutar pessoas para o combate aos incêndios no verão, o que pode levar a que hajam menos equipas no terreno.