Obras no Matadouro de Campanhã prosseguem a “bom ritmo”

Obras no Matadouro de Campanhã prosseguem a “bom ritmo”
| Porto
Porto Canal

Foi a 27 de maio de 2021 que as primeiras máquinas entraram no antigo Matadouro e iniciaram os trabalhos de demolição dos elementos em estado de degradação. Dois anos e meio depois, as obras de reconversão do antigo Matadouro, de elevada complexidade, decorrem “a bom ritmo”, afirma Pedro Baganha, vereador do urbanismo da Câmara do Porto, numa visita às obras.

As últimas alterações ao projeto de reabilitação do antigo Matadouro Industrial do Porto vão fazer desaparecer o edifício da 4ª esquadra da PSP na Corujeira e o antigo pórtico de entrada do espaço, confirmou o Porto Canal junto de fontes ligadas à empreitada em setembro deste ano. Através da comparação das imagens do projeto inicial com as mais recentes, é possível perceber que os dois edifícios, considerados históricos para a cidade, não constam na nova planta.

Porto Canal

Porto Canal

A versão inicial do projeto e a versão atualizada, que foi enviada à imobiliária CBRE que está a arrendar os escritórios do novo Matadouro de Campanhã

Pedro Baganha, vereador do urbanismo da Câmara do Porto, realizou uma visita às obras de reconversão do antigo Matadouro com um grupo de alunos finalistas do curso de arquitetura de Berlim e partilhou a experiência nas redes sociais. Segundo o autarca, “o novo equipamento, que está a ser (re)construído aproveitando um edifício sub-utilizado, é uma peça fundamental na estratégia de regeneração e reabilitação de toda a freguesia de Campanhã”.

O projeto consiste num edifício para acolher empresas, mas também reservas de arte, museus, auditórios, restauração e projetos de coesão social. A conclusão da empreitada está prevista, com atrasos, para o início de 2025.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Porto reforça bicicletas e diminui trotinetes nas licenças a operadores privados

A cidade do Porto vai reforçar o contingente de bicicletas atribuídas nas licenças aos operadores privados de mobilidade suave, diminuindo as trotinetes, disse o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, em reunião de câmara, esta terça-feira.

Câmara do Porto pede estudo sobre travessia fluvial do Douro para Gaia e Gondomar

A Câmara do Porto vai pedir um estudo de procura sobre a travessia fluvial do Douro entre o Porto, Vila Nova de Gaia e Gondomar, anunciou hoje o presidente Rui Moreira, na sequência de uma recomendação apresentada pela CDU.

Escritórios e retalho abrem no antigo shopping La Vie no Porto na segunda metade de 2026

O projeto HOP - Heart of Porto vai transformar o edifício onde funcionou o “La Vie”, no centro do Porto, em escritórios e retalho que ficarão concluídos no segundo semestre de 2026, num investimento de 70 milhões de euros.