Imprensa espanhola junta Benfica à corrupção no futebol europeu

| Desporto
Porto Canal

O jornal espanhol El Mundo coloca o enfoque nas suspeições do Ministério Público de mais um caso de corrupção no Benfica.

A suspeita é que o clube da Luz terá pago dois milhões e meio de euros como contrapartida por um penalti cometido por um jogador do Moreirense, que garantiu a vitória por 1-0 no jogo da última jornada. Esta vitória garantiu ao Benfica o segundo lugar e o acesso à Liga dos Campeões quando lutava com o Sporting o acesso à "liga milionária" na época 2017/2018, quando o FC Porto já se tinha sagrado campeão nacional.

Há investigações sobre o penalti e agora o fisco investiga a recompra de Alfa Semedo por 2,5 milhões de euros, 46 dias depois do jogo que valeu aos encarnados o segundo lugar, havendo suspeições que o Benfica conseguiu o acesso à Liga dos Campeões por esse valor pago ao Moreirense.

"Não é admissível que as pessoas levantem uma questão destas, porque tudo isto é transparente. Se foi para o Benfica é porque os técnicos do Benfica quiseram e porque o presidente do Benfica quis. É um jovem e é dos jovens que o nosso país precisa”, afirmou o presidente do Moreirense, Vítor Magalhães, à rádio Renascença, contudo Alfa Semedo viria a ser emprestado logo na seguinte época ao Espanhol e de seguida ao Nottingham Forest e ao Reading, de Inglaterra.

O jornal espanhol refere que este é apenas mais um caso no megaprocesso de corrupção envolve o Benfica. Desde o caso dos ‘Vouchers’ ao processo ‘E-toupeira’, passando pelo processo ‘saco azul’, o caso dos ‘emails’, o ‘Mala Ciao’ e pela ‘Operação Lex’.

O El Mundo aponta que tudo fica mais suspeito tendo em conta que o presidente do Benfica, à época, era Luís Filipe Vieira, que acabaria detido por suspeitas de crimes de burla qualificada, crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. Foi mais tarde acusado de suborno com bilhetes de futebol, convites e viagens ao estrangeiro.

O Benfica é desta forma associado à corrupção do futebol europeu pela publicação espanhola, que lembra o ‘Caso Prisma’ na liga italiana que retirou 15 pontos à Juventus, ainda as 100 infrações do Manchester City na liga inglesa e ainda dos pagamentos do Barcelona ao vice-presidente dos árbitros durante 17 anos.

Recentemente, houve leitura do acórdão do caso 'E-toupeira', após vários adiamentos. O ex-assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, foi condenado a dois anos e seis meses de prisão com pena suspensa.

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.