Imprensa espanhola junta Benfica à corrupção no futebol europeu

| Desporto
Porto Canal

O jornal espanhol El Mundo coloca o enfoque nas suspeições do Ministério Público de mais um caso de corrupção no Benfica.

A suspeita é que o clube da Luz terá pago dois milhões e meio de euros como contrapartida por um penalti cometido por um jogador do Moreirense, que garantiu a vitória por 1-0 no jogo da última jornada. Esta vitória garantiu ao Benfica o segundo lugar e o acesso à Liga dos Campeões quando lutava com o Sporting o acesso à "liga milionária" na época 2017/2018, quando o FC Porto já se tinha sagrado campeão nacional.

Há investigações sobre o penalti e agora o fisco investiga a recompra de Alfa Semedo por 2,5 milhões de euros, 46 dias depois do jogo que valeu aos encarnados o segundo lugar, havendo suspeições que o Benfica conseguiu o acesso à Liga dos Campeões por esse valor pago ao Moreirense.

"Não é admissível que as pessoas levantem uma questão destas, porque tudo isto é transparente. Se foi para o Benfica é porque os técnicos do Benfica quiseram e porque o presidente do Benfica quis. É um jovem e é dos jovens que o nosso país precisa”, afirmou o presidente do Moreirense, Vítor Magalhães, à rádio Renascença, contudo Alfa Semedo viria a ser emprestado logo na seguinte época ao Espanhol e de seguida ao Nottingham Forest e ao Reading, de Inglaterra.

O jornal espanhol refere que este é apenas mais um caso no megaprocesso de corrupção envolve o Benfica. Desde o caso dos ‘Vouchers’ ao processo ‘E-toupeira’, passando pelo processo ‘saco azul’, o caso dos ‘emails’, o ‘Mala Ciao’ e pela ‘Operação Lex’.

O El Mundo aponta que tudo fica mais suspeito tendo em conta que o presidente do Benfica, à época, era Luís Filipe Vieira, que acabaria detido por suspeitas de crimes de burla qualificada, crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. Foi mais tarde acusado de suborno com bilhetes de futebol, convites e viagens ao estrangeiro.

O Benfica é desta forma associado à corrupção do futebol europeu pela publicação espanhola, que lembra o ‘Caso Prisma’ na liga italiana que retirou 15 pontos à Juventus, ainda as 100 infrações do Manchester City na liga inglesa e ainda dos pagamentos do Barcelona ao vice-presidente dos árbitros durante 17 anos.

Recentemente, houve leitura do acórdão do caso 'E-toupeira', após vários adiamentos. O ex-assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, foi condenado a dois anos e seis meses de prisão com pena suspensa.

+ notícias: Desporto

Marcelo diz que vai ser "Presidente de todos os portugueses" na final da Taça entre "dois grandes clubes portugueses"

Marcelo Rebelo de Sousa prometeu que, domingo, vai ser “Presidente de todos os portugueses” no jogo que vai opor o Sporting Clube de Braga ao Futebol do Porto, na final da Taça de Portugal, no Estádio do Jamor.

FC Porto revela camisola para a final da Taça de Portugal

O FC Porto divulgou imagens da camisola que vai ser usada na final da Taça de Portugal, frente ao SC Braga.

Adeptos em festa na partida dos Dragões rumo ao Jamor

Foi em clima de festa que os adeptos do FC Porto se juntaram no exterior do Estádio do Dragão, para apoiarem a equipa portista que ruma ao Jamor, este sábado. O autocarro do plantel partiu em direção a Lisboa, em vésperas da final da Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga.