César Boaventura acusado de corrupção a favor do Benfica pelo Ministério Público

César Boaventura acusado de corrupção a favor do Benfica pelo Ministério Público
| Desporto
Porto Canal

O Ministério Público (MP) acusou o empresário César Boaventura pela prática de quatro crimes de corrupção ativa, sendo um deles na forma tentada.

Refere a acusação, a que o Porto Canal teve acesso, do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que Boaventura “aliciou ou tentou aliciá-los [jogadores de futebol] a praticar atos contrários aos interesses das próprias equipas e das sociedades desportivas às quais estavam vinculados, com vista a alterar ou falsear o resultado de competições desportivas em que participavam, fim que pretendia com vista a beneficiar a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD, na época 2015/2016 da Primeira Liga”.

Em causa está a deslocação do Benfica a Vila do Conde na 31ª jornada para defrontar o Rio Ave a 24 de abril de 2016 e também o jogo entre Marítimo e Benfica no Estádio dos Barreiros, no Funchal, a 8 de maio de 2016.

A acusação destaca que “o arguido era, à data dos factos, reconhecido no meio do futebol profissional como agente/empresário desportivo, sendo também conhecida a relação de confiança e proximidade que mantinha com Luís Filipe Ferreira Vieira e, por seu intermédio, com a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD”, pode ler-se.

Benfica na mira
A acusação aponta que “os factos foram cometidos pelo arguido César Augusto Vieira Boaventura, que foi quem solicitou aos jogadores a prática de atos destinados a viciar competição desportiva na qual participariam, muito embora fosse a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD. que possuísse um interesse específico.

Neste caso, o Benfica não é responsabilizado, visto que, para o ser, refere o documento, “é necessário que o crime seja cometido por pessoas que nela ocupem uma posição de liderança”.

Os jogadores aliciados
César Boaventura tentou corromper quatro jogadores de futebol para beneficiar o Benfica, aponta o DCIAP. Três deles jogavam no Rio Ave e o outro era jogador do Marítimo.

Para o jogo com o Rio Ave, César Boaventura tentou aliciar Lionn, Cássio e Marcelo. Já para o encontro com o Marítimo foi Salin o jogador que o empresário abordou para beneficiar o Benfica.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Sporting

Estarão disponíveis esta quarta-feira, a partir das 15 horas, os bilhetes para o jogo entre o Sporting e o FC Porto, da última jornada da fase final do Campeonato Andebol 1. O encontro está marcado para este sábado às 18 horas, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.

FC Porto: Já é conhecida a equipa de arbitragem para a final da Taça de Portugal

Final da Taça de Portugal disputa-se domingo às 17h15 no Jamor.

FC Porto: Semana de Taça em marcha no Olival

O FC Porto e Sporting discutem a prova rainha às 17h15 de domingo no Jamor.