César Boaventura acusado de corrupção a favor do Benfica pelo Ministério Público

César Boaventura acusado de corrupção a favor do Benfica pelo Ministério Público
| Desporto
Porto Canal

O Ministério Público (MP) acusou o empresário César Boaventura pela prática de quatro crimes de corrupção ativa, sendo um deles na forma tentada.

Refere a acusação, a que o Porto Canal teve acesso, do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que Boaventura “aliciou ou tentou aliciá-los [jogadores de futebol] a praticar atos contrários aos interesses das próprias equipas e das sociedades desportivas às quais estavam vinculados, com vista a alterar ou falsear o resultado de competições desportivas em que participavam, fim que pretendia com vista a beneficiar a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD, na época 2015/2016 da Primeira Liga”.

Em causa está a deslocação do Benfica a Vila do Conde na 31ª jornada para defrontar o Rio Ave a 24 de abril de 2016 e também o jogo entre Marítimo e Benfica no Estádio dos Barreiros, no Funchal, a 8 de maio de 2016.

A acusação destaca que “o arguido era, à data dos factos, reconhecido no meio do futebol profissional como agente/empresário desportivo, sendo também conhecida a relação de confiança e proximidade que mantinha com Luís Filipe Ferreira Vieira e, por seu intermédio, com a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD”, pode ler-se.

Benfica na mira
A acusação aponta que “os factos foram cometidos pelo arguido César Augusto Vieira Boaventura, que foi quem solicitou aos jogadores a prática de atos destinados a viciar competição desportiva na qual participariam, muito embora fosse a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD. que possuísse um interesse específico.

Neste caso, o Benfica não é responsabilizado, visto que, para o ser, refere o documento, “é necessário que o crime seja cometido por pessoas que nela ocupem uma posição de liderança”.

Os jogadores aliciados
César Boaventura tentou corromper quatro jogadores de futebol para beneficiar o Benfica, aponta o DCIAP. Três deles jogavam no Rio Ave e o outro era jogador do Marítimo.

Para o jogo com o Rio Ave, César Boaventura tentou aliciar Lionn, Cássio e Marcelo. Já para o encontro com o Marítimo foi Salin o jogador que o empresário abordou para beneficiar o Benfica.

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

FC Porto (Voleibol): O grito audaz das tricampeãs. Crónica de jogo

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-2), no Dragão Arena, e volta assim a estar em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (2-1), disputada à melhor de cinco.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.