Dirigentes do Benfica acusados de corrupção a favor do clube, mas interpretação da lei protege encarnados

Dirigentes do Benfica acusados de corrupção a favor do clube, mas interpretação da lei protege encarnados
| Desporto
Porto Canal

O Benfica tem escapado aos julgamentos em casos de corrupção que beneficiaram o clube da Luz, apesar da condenação recente do ex-assessor jurídico Paulo Gonçalves e da ida a tribunal do empresário César Boaventura. Os argumentos legais levantam dúvidas.

A explicação dada pelas procuradoras da Unidade Regional do Norte do Departamento Central de Investigação e Ação Penal para não acusar o Benfica é simples: os clubes só são criminalmente responsáveis quando os crimes são cometidos em seu nome e no interesse do clube por pessoas que ocupem uma posição de “liderança”. Segundo as procuradoras, Paulo Gonçalves era um mero “assessor”, enquanto César Boaventura um “empresário” que tinha amizade com o ex-presidente encarnado Luís Filipe Vieira.

Isto é, não colhe a ideia do Ministério Público em tribunal de que o Benfica, os seus dirigentes e funcionários “de topo”, saberiam ou teriam mandatado Gonçalves ou Boaventura para corromper adversários ou funcionários judiciais, mesmo que esses atos tenham beneficiado o clube lisboeta.

O empresário do mundo do futebol César Boaventura foi acusado pelo Ministério Público (MP), esta segunda-feira, de três crimes de corrupção ativa e um crime de corrupção ativa na forma tentada. Segundo argumenta o MP, Boaventura terá tentado aliciar jogadores do Rio Ave e do Marítimo para prejudicarem as equipas em jogos contra o Benfica na época 2015-2016.

Esta terça-feira, ficou também a saber-se que Boaventura vai ainda a julgamento responder por suspeitas de burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento de capitais no âmbito da Operação Malapata.
O ex-assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves foi condenado a dois anos e seis meses de prisão, com pena suspensa, por corrupção no julgamento do processo E-toupeira.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há data e hora para a final da Taça de Portugal

A final da Taça de Portugal de futebol, entre Sporting e FC Porto, vai disputar-se às 17h15 de 26 de maio, no Estádio Nacional, confirmou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

FC Porto (Voleibol): Trio de tricampeãs na seleção nacional

Ana Rui Monteiro, Joana Resende e Maria Reis Lopes integram a convocatória portuguesa

FC Porto B: Tiago Andrade renova com os 'Dragões' 

Avançado de 18 anos tem brilhado nos Sub-19 e vai integrar o plantel da equipa B em 2024/25.