Dirigentes do Benfica acusados de corrupção a favor do clube, mas interpretação da lei protege encarnados

Dirigentes do Benfica acusados de corrupção a favor do clube, mas interpretação da lei protege encarnados
| Desporto
Porto Canal

O Benfica tem escapado aos julgamentos em casos de corrupção que beneficiaram o clube da Luz, apesar da condenação recente do ex-assessor jurídico Paulo Gonçalves e da ida a tribunal do empresário César Boaventura. Os argumentos legais levantam dúvidas.

A explicação dada pelas procuradoras da Unidade Regional do Norte do Departamento Central de Investigação e Ação Penal para não acusar o Benfica é simples: os clubes só são criminalmente responsáveis quando os crimes são cometidos em seu nome e no interesse do clube por pessoas que ocupem uma posição de “liderança”. Segundo as procuradoras, Paulo Gonçalves era um mero “assessor”, enquanto César Boaventura um “empresário” que tinha amizade com o ex-presidente encarnado Luís Filipe Vieira.

Isto é, não colhe a ideia do Ministério Público em tribunal de que o Benfica, os seus dirigentes e funcionários “de topo”, saberiam ou teriam mandatado Gonçalves ou Boaventura para corromper adversários ou funcionários judiciais, mesmo que esses atos tenham beneficiado o clube lisboeta.

O empresário do mundo do futebol César Boaventura foi acusado pelo Ministério Público (MP), esta segunda-feira, de três crimes de corrupção ativa e um crime de corrupção ativa na forma tentada. Segundo argumenta o MP, Boaventura terá tentado aliciar jogadores do Rio Ave e do Marítimo para prejudicarem as equipas em jogos contra o Benfica na época 2015-2016.

Esta terça-feira, ficou também a saber-se que Boaventura vai ainda a julgamento responder por suspeitas de burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento de capitais no âmbito da Operação Malapata.
O ex-assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves foi condenado a dois anos e seis meses de prisão, com pena suspensa, por corrupção no julgamento do processo E-toupeira.

+ notícias: Desporto

FC Porto:"Fico muito feliz por ver a felicidade dos meus netos"

Manuel Amaral, Matilde Amaral, Valdemar Melo, Sofia Cardoso, Joaquim Cardoso e Margarida Teixeira viveram uma sexta-feira inesquecível na melhor companhia possível. Em pleno Dia Mundial dos Avós, o FC Porto convidou dois avôs e os respetivos netos a marcarem presença na sessão fotográfica do plantel principal, evento com música e animação que se prolongou pela tarde dentro e que lhes permitiu conviverem de perto com os 34 atletas às ordens de Vítor Bruno.

FC Porto: De novo no Olival com dose dupla e energia redobrada

Depois de sentir o carinho e a energia dos adeptos no Largo Amor de Perdição, o plantel principal do FC Porto voltou à carga em de manhã e de tarde no Olival tendo em vista o regresso ao Dragão. O jogo de apresentação, que oporá os portistas aos sauditas do Al Nassr, está marcado para as 18h30 de domingo (Sport TV).

Agora é oficial, Jogos Olímpicos estão oficialmente abertos

O presidente francês, Emmanuel Macron, abriu esta sexta-feira oficialmente os Jogos Olímpicos Paris2024, durante uma inédita cerimónia de abertura, transportada do habitual estádio olímpico para o rio Sena.