Jogadores confirmam em tribunal tentativa de corrupção a favor do Benfica

Jogadores confirmam em tribunal tentativa de corrupção a favor do Benfica
| Desporto
Porto Canal

Arrancou na manhã desta quarta-feira no Tribunal de Matosinhos o julgamento em que Boaventura é acusado pelo Ministério Público de três crimes de corrupção ativa e um crime de corrupção ativa na forma tentada. Em causa está o aliciamento dos jogadores Marcelo, Cássio, Lionn – os três, à época, ao serviço do Rio Ave – e de Salin – então no Marítimo – em jogos contra o Benfica na época 2015-16.

De acordo com depoimento do antigo guardião vilacondense, Boaventura ter-se-á encontrado com Cássio no parque de estacionamento do Estádio dos Arcos no final de um treino da equipa, na quarta-feira que antecedeu o jogo com o Benfica, a 24 de abril de 2016.

“Ele apresentou-se como empresário e disse-me que tinha interesse que o Benfica vencesse e que eu facilitasse”, afirmou Cássio em tribunal esta quarta-feira.

O antigo guarda-redes contou ainda que Boaventura lhe ofereceu 60 mil euros para facilitar no jogo contra o Benfica. O empresário terá garantido ainda que “Marcelo e o Leon aceitaram”. Cássio garante ter abandonado de imediato o carro de Boaventura, recusado a proposta do empresário e que denunciou de imediato a tentativa de corrupção aos restantes jogadores e dirigentes do clube.

Tal como na operação Malapata, César Boaventura mantém para já o silêncio nesta fase do julgamento.

Porto Canal

“Preciso que percas contra o Benfica”

A tentativa de corrupção de Cássio foi noticiada pela primeira vez pelo semanário Expresso a 13 de abril de 2019.

À data, o semanário contava que o antigo atleta do Rio Ave teria confirmado à Polícia Judiciária a abordagem do empresário, que atuaria em nome do Benfica.

À altura dos factos vários elementos do plantel do Rio Ave tinham os telefones sob escuta, na sequência de uma suspeita de de viciação de resultados, relacionada com apostas. Uma das conversas que chamou a atenção dos investigadores foi precisamente de Cássio com César Boaventura e que viria a ser revelada.

- "Cássio, estás sozinho? Precisava de te dar uma palavrinha, mas pessoalmente, porque os telemóveis nascem com ouvidos.
- Se isto é de Lisboa, nem vale a pena conversar. Não quero saber.
- Sim, por acaso uma parte até é, a outra não."

Cássio contou o sucedido a um amigo, mensagens que acabaram também por ser divulgadas:

- "Lembra aquilo que você me perguntou? Teve aqui um gajo que me tentou fazer o mesmo outra vez.
- É o mesmo da outra vez? Lá de Paços de Ferreira?
- Não, este é outro."

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)


+ notícias: Desporto

Eis as listas completas às Eleições do FC Porto

Já foram entregues e validadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, José Lourenço Pinto, os nomes de todos os candidatos ao ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube no quadriénio 2024-2028. As Listas A, B e C concorrem à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Para a eleição do Conselho Superior apresentam-se a votos as Listas A, B e D.

FC Porto: Francisco Conceição eleito melhor jovem da liga em março

Avançado marcou um golo e foi titular nos quatro jogos do FC Porto no mês passado

Fernando Sá: “Não é um jogo de título, mas é muito importante para os nossos objetivos”

A 21.ª e penúltima jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol reserva um clássico sempre efervescente entre FC Porto e Sporting, agendado para o próximo sábado (15h00, Porto Canal/FC Porto TV), no Dragão Arena. No lançamento da partida, Fernando Sá abordou a derrota em Ovar e apelou ao “caráter” e à “personalidade” que a equipa tem mostrado em 2023/24, considerando fundamental “encarar o jogo de uma forma muito séria e de uma forma muito coesa”. “Também esperamos o apoio do nosso público, que é fundamental nesta altura da época”, acrescentou o treinador. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder com os mesmos 36 pontos que o Benfica, segundo classificado, mais dois do que Oliveirense e Sporting.