César Boaventura incriminado por testemunhas ouvidas no julgamento “Operação Malapata”

César Boaventura incriminado por testemunhas ouvidas no julgamento “Operação Malapata”
| Porto
Porto Canal

Três testemunhas estiveram esta segunda-feira em tribunal a relatar os negócios que tinham feito com César Boaventura, na continuação do julgamento da “Operação Malapata”. Duas delas foram, alegadamente, lesadas pelo empresário de futebol.

O julgamento, que leva Boaventura ao banco dos réus, envolve dez crimes de burla qualificada, falsificação de documentos, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

Uma das testemunhas, um empresário de 73 anos, aponta, citado pelo Jornal de Notícias, que terá vendido a César Boaventura uma casa, em Esposende, avaliada em 400 mil euros, mas só terá recebido o sinal de 15 mil euros.

De acordo com o relato Boaventura ter-lhe-á dito que “estava à espera de milhões” e que, entretanto, pagava uma renda de 1500 euros mensais.

No depoimento do empresário de 73 anos passados “dois ou três anos” e “farto de pedir o dinheiro ou a casa” conseguiu que Boaventura entregasse as chaves. A casa acabaria por ser vendida a outra pessoa, “embora muito deteriorada”, por 400 mil euros, refere o JN.

Uma outra testemunha, ouvida no âmbito do julgamento da “Operação Malapata” disse que aceitou ser a figura de sócio gerente da empresa Dominiovedeta, um empresa, diz, por onde passaram quantias “enormes”.

O gestor de ativos afirmou que levantou dinheiro no banco, mas que sempre entregou “tudo” a César Boaventura, escreve o jornal.

Foi também ouvido uma testemunha que terá vendido um automóvel por cerca de 50 mil euros porque "do que tinha ouvido falar, ele tinha poder financeiro e reputação", escreve o JN. O advogado de defesa pediu o anulação do depoimento pelas contradições do que disse no inquérito.

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.