Emails de Rui Costa apreendidos pela PJ

Emails de Rui Costa apreendidos pela PJ
| Desporto
Porto Canal

A Polícia Judiciária fez cópias dos emails de Rui Costa, Rui Pedro Braz e Luís Filipe Vieira.

Os emails do presidente do Benfica, Rui Costa, também do diretor desportivo, Rui Pedro Braz, e ainda do ex-presidente das ‘águias’, Luís Filipe Vieira, é informação que consta do processo da Operação Malapata.

As buscas foram realizadas em dezembro de 2021 e é agora conhecido, através do jornal Público, que foram recolhidos cerca de cinco ‘gigabytes’ de emails de Rui Costa e dois ‘gigabytes’ da caixa de correio do diretor desportivo, Rui Pedro Braz. Foram ainda apreendidos dois telemóveis. Noticia o Público que a PJ extraiu as mensagens de Whatsapp trocadas entre eles e César Boaventura, que é o principal arguido do processo.

A equipa jurídica do Benfica mostraram desagrado aquando das buscas, que duraram mais de dez horas, alegando que os documentos continham informação pessoal, profissional e comercial.

A informação recolhida contém contratos de jogadores, os emails – que estão encriptados – e as mensagens de Whatsapp, que estão transcritas no processo.

 

Operação Malapata

O processo envolve transferências de jogadores e contas bancárias por onde circulavam milhares de euros, apesar de César Boaventura ter sido declarado insolvente pelo Tribunal de Famalicão em outubro de 2014.

O empresário está acusado de 10 crimes, entre eles cinco de burla qualificada, três de falsificação de documentos, um de fraude fiscal qualificada e um outro de branqueamento de capitais.

A Autoridade Tributária está também no encalce de César Boaventura já que as movimentações do empresário levaram o fisco a descobrir que não terá declarado 1,2 milhões de euros de receita.

Boaventura é suspeito de emissão de faturas falsas e circular dinheiro através de contas bancárias de pessoas próximas, que foram também acusadas de branqueamento de capitais.

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.