Emails de Rui Costa apreendidos pela PJ

Emails de Rui Costa apreendidos pela PJ
| Desporto
Porto Canal

A Polícia Judiciária fez cópias dos emails de Rui Costa, Rui Pedro Braz e Luís Filipe Vieira.

Os emails do presidente do Benfica, Rui Costa, também do diretor desportivo, Rui Pedro Braz, e ainda do ex-presidente das ‘águias’, Luís Filipe Vieira, é informação que consta do processo da Operação Malapata.

As buscas foram realizadas em dezembro de 2021 e é agora conhecido, através do jornal Público, que foram recolhidos cerca de cinco ‘gigabytes’ de emails de Rui Costa e dois ‘gigabytes’ da caixa de correio do diretor desportivo, Rui Pedro Braz. Foram ainda apreendidos dois telemóveis. Noticia o Público que a PJ extraiu as mensagens de Whatsapp trocadas entre eles e César Boaventura, que é o principal arguido do processo.

A equipa jurídica do Benfica mostraram desagrado aquando das buscas, que duraram mais de dez horas, alegando que os documentos continham informação pessoal, profissional e comercial.

A informação recolhida contém contratos de jogadores, os emails – que estão encriptados – e as mensagens de Whatsapp, que estão transcritas no processo.

 

Operação Malapata

O processo envolve transferências de jogadores e contas bancárias por onde circulavam milhares de euros, apesar de César Boaventura ter sido declarado insolvente pelo Tribunal de Famalicão em outubro de 2014.

O empresário está acusado de 10 crimes, entre eles cinco de burla qualificada, três de falsificação de documentos, um de fraude fiscal qualificada e um outro de branqueamento de capitais.

A Autoridade Tributária está também no encalce de César Boaventura já que as movimentações do empresário levaram o fisco a descobrir que não terá declarado 1,2 milhões de euros de receita.

Boaventura é suspeito de emissão de faturas falsas e circular dinheiro através de contas bancárias de pessoas próximas, que foram também acusadas de branqueamento de capitais.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Dragão focado mete a sexta

FC Porto venceu o Vitória de Guimarães por 39-26 na 4.ª jornada do Andebol 1

“Um grande homem”. Jorge Nuno Pinto da Costa recorda Américo antes de jogo frente ao Gil Vicente

O presidente do FC Porto recordou o antigo guarda-redes portista Américo, antes do jogo entre FC Porto e Gil Vicente, este sábado.

FC Porto: Ao cair do pano. Crónica do jogo

Foi em cima do minuto 90 que o FC Porto conseguiu os três pontos frente ao Gil Vicente, na sexta jornada da Liga (2-1). A cabeçada de Eustáquio levou à ebulição do Dragão e à subida, à condição, para liderança isolada do campeonato.