Emails de Rui Costa apreendidos pela PJ

Emails de Rui Costa apreendidos pela PJ
| Desporto
Porto Canal

A Polícia Judiciária fez cópias dos emails de Rui Costa, Rui Pedro Braz e Luís Filipe Vieira.

Os emails do presidente do Benfica, Rui Costa, também do diretor desportivo, Rui Pedro Braz, e ainda do ex-presidente das ‘águias’, Luís Filipe Vieira, é informação que consta do processo da Operação Malapata.

As buscas foram realizadas em dezembro de 2021 e é agora conhecido, através do jornal Público, que foram recolhidos cerca de cinco ‘gigabytes’ de emails de Rui Costa e dois ‘gigabytes’ da caixa de correio do diretor desportivo, Rui Pedro Braz. Foram ainda apreendidos dois telemóveis. Noticia o Público que a PJ extraiu as mensagens de Whatsapp trocadas entre eles e César Boaventura, que é o principal arguido do processo.

A equipa jurídica do Benfica mostraram desagrado aquando das buscas, que duraram mais de dez horas, alegando que os documentos continham informação pessoal, profissional e comercial.

A informação recolhida contém contratos de jogadores, os emails – que estão encriptados – e as mensagens de Whatsapp, que estão transcritas no processo.

 

Operação Malapata

O processo envolve transferências de jogadores e contas bancárias por onde circulavam milhares de euros, apesar de César Boaventura ter sido declarado insolvente pelo Tribunal de Famalicão em outubro de 2014.

O empresário está acusado de 10 crimes, entre eles cinco de burla qualificada, três de falsificação de documentos, um de fraude fiscal qualificada e um outro de branqueamento de capitais.

A Autoridade Tributária está também no encalce de César Boaventura já que as movimentações do empresário levaram o fisco a descobrir que não terá declarado 1,2 milhões de euros de receita.

Boaventura é suspeito de emissão de faturas falsas e circular dinheiro através de contas bancárias de pessoas próximas, que foram também acusadas de branqueamento de capitais.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “A responsabilidade é sermos campeões imediatamente e todos os anos”

O FC Porto tem “uma equipa competitiva que responde à exigência dos sócios” e que procura encontrar “o ritmo certo para conquistar a Supertaça”. À margem da inauguração da delegação do clube em Arouca, André Villas-Boas fez questão de “agradecer aos associados pela afluência histórica, um sinal de vitalidade que tem permitido resolver algumas dificuldades” e que “significa muito para a época desportiva” prestes a começar.

Danny Namaso: “Somos um grupo muito focado e muito unido”

Ao quarto jogo de pré-temporada, o quarto triunfo (4-0) e o primeiro golo de Danny Namaso, que abriu as hostilidades do duelo com o Al Arabi. “Muito feliz” pelo remate certeiro, o avançado britânico falou de “um jogo bem conseguido” e garantiu que os Dragões estão “a trabalhar muito forte” para um 2024/25 cheio de vitórias. “Queremos ganhar a Supertaça, como é óbvio, mas também queremos ser campeões”, reforçou Danny Namaso.

FC Porto B: Segundo dia de trabalho em Arcos de Valdevez

O FC Porto B voltou a trabalhar nesta terça-feira em Arcos de Valdevez, onde se encontra a realizar um estágio de pré-temporada até ao próximo sábado.