Benfica terá conseguido acesso à Liga dos Campeões com um penálti 'comprado'

| Desporto
Porto Canal

As suspeitas são do Ministério Público e a suspeita é que o Benfica terá pago dois milhões e meio de euros como contrapartida por um penalti cometido por um jogador do Moreirense, que garantiu a vitória por 1-0 no jogo da última jornada. Esta vitória garantiu ao Benfica o segundo lugar e o acesso à Liga dos Campeões quando lutava com o Sporting o acesso à "liga milionária" na época 2017/2018, quando o FC Porto já se tinha sagrado campeão nacional.

A notícia foi avançada pela TVI na noite desta terça-feira e dá conta de um megaprocesso na Justiça que corre contra o Benfica há cinco anos com os nomes de Luís Filipe Vieira, Jorge Jesus e Alfa Semedo em cima da mesa.

A TVI, para além de avançar que a epoca 2017/2018 do campeonato nacional de futebol terminou com um esquema a favorecer o Benfica, revela que à data Luís Filipe Vieira, à época presidente dos encarnados, e Jorge Jesus, que era treinador do Sporting, comunicavam secretamente nos dias que antecediam as partidas entre Benfica e Sporting. Segundo avança a TVI foram inúmeras as mensagens que os dois trocaram.

De notar que desde a troca de Jorge Jesus ao sair do Benfica e seguir para o Sporting foram várias as notícias que davam conta de uma relação entre Jesus e Vieira que iria para além do ódio. A investigação revelada esta noite pela estação de Lisboa demostra claramente o contrário.

Voltando à suspeita de corrupção, o jogador em causa é Alfa Semedo, jogador que, depois do penalti suspeito, foi contratado ao Moreirense por 2,5 milhões de euros por 50 por cento do passe. Este caso faz com que a investigação suspeite que o Benfica atuasse junto de clubes com menor dimensão para que estes tivessem alguma dependência económica para favorecer o Benfica.

Segundo a TVI, o megaprocesso dura há cinco anos e tem como figura central o Benfica e caberá ao Ministério Público provar as suspeitas. 

O caso de Alfa Semedo junta-se assim à 'nuvem negra' de jogadores que terão sido aliciados pelo Benfica como Edgar Costa e Cássio.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Queremos voltar a ganhar para nos reerguermos”

A paragem para compromissos internacionais já lá vai e é hora de voltar a entrar em ação. O FC Porto vai a Moreira de Cónegos (domingo, 17h00, Sport TV) disputar um “encontro com grau de dificuldade elevado” da quarta eliminatória da Taça de Portugal contra um Moreirense que “não perdeu em casa no passado recente” e Vítor Bruno começou por deixar clara a “vontade de voltar a ganhar” e de ter “boas sensações” numa “fase que não é a melhor”.

FC Porto: Contas e Fundação aprovadas por larga maioria

Os dois pontos da Ordem de Trabalhos em votação na Assembleia Geral do FC Porto foram aprovados por larga maioria na reunião magna que juntou 1.178 associados no Dragão Arena este sábado.

António Tavares: “Quem ganhou foram os sócios do FC Porto”

Os associados do FC Porto “estiveram presentes em força e quiseram manifestar a sua preocupação e a sua confiança na liderança do clube” numa “Assembleia muito participada” que se iniciou às 11 da manhã e terminou às 18 horas deste sábado. No rescaldo da reunião magna “muito viva e muito participada” com dois pontos na Ordem de Trabalhos - aprovados por 80,5% e 79,17% dos 1.042 sócios que exerceram o direito de voto -, António Tavares falou de um “resultado extremamente estimulante”.