Benfica terá conseguido acesso à Liga dos Campeões com um penálti 'comprado'

| Desporto
Porto Canal

As suspeitas são do Ministério Público e a suspeita é que o Benfica terá pago dois milhões e meio de euros como contrapartida por um penalti cometido por um jogador do Moreirense, que garantiu a vitória por 1-0 no jogo da última jornada. Esta vitória garantiu ao Benfica o segundo lugar e o acesso à Liga dos Campeões quando lutava com o Sporting o acesso à "liga milionária" na época 2017/2018, quando o FC Porto já se tinha sagrado campeão nacional.

A notícia foi avançada pela TVI na noite desta terça-feira e dá conta de um megaprocesso na Justiça que corre contra o Benfica há cinco anos com os nomes de Luís Filipe Vieira, Jorge Jesus e Alfa Semedo em cima da mesa.

A TVI, para além de avançar que a epoca 2017/2018 do campeonato nacional de futebol terminou com um esquema a favorecer o Benfica, revela que à data Luís Filipe Vieira, à época presidente dos encarnados, e Jorge Jesus, que era treinador do Sporting, comunicavam secretamente nos dias que antecediam as partidas entre Benfica e Sporting. Segundo avança a TVI foram inúmeras as mensagens que os dois trocaram.

De notar que desde a troca de Jorge Jesus ao sair do Benfica e seguir para o Sporting foram várias as notícias que davam conta de uma relação entre Jesus e Vieira que iria para além do ódio. A investigação revelada esta noite pela estação de Lisboa demostra claramente o contrário.

Voltando à suspeita de corrupção, o jogador em causa é Alfa Semedo, jogador que, depois do penalti suspeito, foi contratado ao Moreirense por 2,5 milhões de euros por 50 por cento do passe. Este caso faz com que a investigação suspeite que o Benfica atuasse junto de clubes com menor dimensão para que estes tivessem alguma dependência económica para favorecer o Benfica.

Segundo a TVI, o megaprocesso dura há cinco anos e tem como figura central o Benfica e caberá ao Ministério Público provar as suspeitas. 

O caso de Alfa Semedo junta-se assim à 'nuvem negra' de jogadores que terão sido aliciados pelo Benfica como Edgar Costa e Cássio.

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.