Moreira e Montenegro sentam-se à mesa após rumores de candidatura às europeias

Moreira e Montenegro sentam-se à mesa após rumores de candidatura às europeias
Miguel Nogueira / Porto.
| Porto
Porto Canal

Rui Paulo Rodrigues, CEO do grupo SIMOLDES, promoveu no passado sábado um almoço que colocou à mesma mesa Rui Moreira e Luís Montenegro, num convívio que não é novo e que foi já batizado de “almoço da lampreia”.

Este encontro entre homens do norte é noticiado na edição desta quarta-feira do jornal Público, que avança com outros nomes de vários espetros políticos nacionais que também marcaram presença à mesa, bem como respeitados empresários da região.

Fernando Nogueira, Luís Marques Mendes, José Luís Arnaut, Hemínio Loureiro sentaram-se também com o autarca do Porto e o presidente do PSD, bem como o socialista e presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge.

José Lemos, Manuel Violas, António Amorim, Fernando Nunes e Carlos Rodrigues: economistas, empresários e gestores que fecharam o leque de convidados naquela que terá certamente sido uma mesa longa.

De acordo com o jornal Público, esta não foi a primeira vez que Rui Moreira e Luís Montenegro se terão encontrado na casa de Rui Paulo Rodrigues. Os acontecimentos e declarações dos últimos dias fazem com que este reencontro seja digno de nota.

Recorde-se que o governante portuense foi apontado como uma boa solução para liderar as listas do PSD às europeias de 2024, rumor que ganhou força após as declarações de Rui Moreira à Antena 1, dois dias antes do encontro esta quarta-feira revelado, quando questionado sobre uma eventual candidatura a Bruxelas.

“Admito sempre que amanhã podem tentar-me para alguma coisa. Até hoje nunca ninguém me tentou e não estou à espera de que me tentem, acho improvável que o façam. Agora, como qualquer outra pessoa, não podemos dizer hoje, se amanhã me propuserem aquilo, aceita ou não aceita”, afirmou o autarca quando questionado sobre um possível convite de Montenegro.

O aliciamento do partido social democrata não é, no entanto, novo. Luís Marques Mendes, na sua participação na Universidade de Verão do PSD em 2022, afirmou que “Rui Moreira é um quadro que o PSD deve aproveitar no futuro”, declarações que se somaram às notícias de uma aproximação a Rui Moreira imediatamente após a vitória de Montenegro contra Jorge Moreira da Silva.

Rui Moreira cumpre o seu terceiro e último mandato à frente da Câmara Municipal do Porto (2021-2025), estando as próximas eleições europeias apontadas para maio/junho de 2024.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).