Pinto da Costa: “A adesão em massa é um sinal de vitalidade do clube”

Pinto da Costa: “A adesão em massa é um sinal de vitalidade do clube”
| Desporto
Porto Canal

Jorge Nuno Pinto da Costa, líder da lista A, já votou nas eleições do FC Porto.

Jorge Nuno Pinto da Costa já exerceu o direito de voto no ato eleitoral que decorre este sábado entre as 9h00 e as 20h00 no Estádio do Dragão. Acabado de votar, o candidato à presidência do FC Porto pela lista A mostrou-se “feliz” por ver tudo “a decorrer normalmente”, mostrou-se “confiante” na vontade dos sócios e deixou a garantia: “Se não vencer as eleições continuarei a acompanhar o clube em todas as modalidades”.

Um clube vivo
“Correu normalmente, votei há cerca de uma hora e a adesão em massa é um sinal de vitalidade do clube. Fico feliz por isso, está a decorrer normalmente como decorrem todos os atos eleitorais do FC Porto.”

Esperança viva
“Confiante eu estou, na medida em que durante a campanha lidei com muitas pessoas que me transmitiram uma confiança grande. Isso pode não ser correspondido nas urnas, mas estou confiante. Os sócios é que escolhem e o que eles escolherem está correto.”

Um clube divido?
“A lista B fez tudo para dividir o clube e influenciar os resultados das nossas equipas, como provarei quando isto acalmar. Foi uma campanha tensa, é natural, mas passou das marcas quando insultaram pessoas da minha lista e a mim próprio. Isso não é próprio de candidatos a dirigentes do FC Porto. Fechadas as urnas esquecerei isso e teremos de ser todos pelo FC Porto.”

O recorde de 1988
“Vai passar de certeza, penso que vai andar entre os 15 e os 17 mil votantes.”

Críticas da oposição
“Porque haveria de esperar se o candidato da lista B me criticava por não ter renovado há mais tempo com o Sérgio Conceição? Ele disse que a primeira coisa que ia fazer era sentar-se com o treinador. Se era a vontade dele, e da minha, então não havia por que perder tempo. O Sérgio Conceição é um treinador muito requisitado por outros clubes e não quisemos arriscar. Não percebo onde está a crítica, mas também as ouvi sobre o negócio do estádio. Ouvi um senhor Camelo, numa televisão, a falar em falta de ética. Onde está a falta de ética? Vamos receber 65 milhões, já podíamos tê-los recebido mas só vamos recebê-los em junho seja qual for a direção. Não antecipámos receitas e deixámos a possibilidade de anularem o contrato. A Academia era uma necessidade premente, criticavam-nos pela demora e quando o fizemos, ultrapassadas as dificuldades postas por queixas anónimas, obviamente que fizemos a escritura.”

Operação pretoriano
“Se os adeptos souberem que a lista B antes dessa Assembleia Geral apelou a que todos viessem filmar, reunissem em grupos, chamassem os jornalistas e a polícia… acho que isso nos beneficiaria.”

Um sócio como tantos outros
“Se não ganhar continuarei por aqui sem funções, passarei a ser um sócio que vê o clube sem responsabilidade, problemas e preocupações. Sou sócio do FC Porto há 70 anos e nunca deixarei de o ser nem de acompanhar o FC Porto para toda a parte. Se não vencer as eleições continuarei a acompanhar o clube em todas as modalidades. Viveria mais a minha vida, a minha família, poderia passear e finalmente ter férias ao fim de tantos anos.”

André Villas-Boas
“Não tenho o número dele, não posso falar. Mas quem vencer tem que receber o testemunho, os dossiês e isso é normal, seja o Villas-Boas ou o Nuno Lobo. Acho que a campanha foi desigual, houve jornais em que ele teve páginas inteiras e eu não. Ele falou para todos os jornais, eu tive o Correio da Manhã e o Record a insultarem-me, mas os sócios conhecem bem o clube e sabem quem lhes interessa. Se entenderem que eu devo continuar, continuarei com a mesma paixão com que assumi a presidência em 1982. Se entenderem que não eu saio tranquilamente e eles ficarão com a responsabilidade da mudança, serão responsáveis pelo que correr mal.”

+ notícias: Desporto

A visita do Presidente André Villas-Boas ao Olival

O novo presidente do FC Porto esteve esta quinta-feira no Olival, acompanhado por Zubizarreta, novo diretor desportivo, e José Pedro Pereira da Costa, CFO

Já são conhecidas as duas equipas que vão discutir título da Liga Europa

A Liga Europa de 2023/24 vai ser discutida entre a Atalanta e o Bayer Leverkusen. Os italianos bateram esta quinta-feira o Marseille por 3-0 (4-1 na eliminatória), enquanto que os alemães continuaram a senda imbatível com empate ao cair do pano (2-2), garantindo a passagem à final no agregado das duas mãos (4-2). O jogo decisivo está marcado para 22 de maio, em Dublin, na Irlanda.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.