Pinto da Costa: “A adesão em massa é um sinal de vitalidade do clube”

Pinto da Costa: “A adesão em massa é um sinal de vitalidade do clube”
| Desporto
Porto Canal

Jorge Nuno Pinto da Costa, líder da lista A, já votou nas eleições do FC Porto.

Jorge Nuno Pinto da Costa já exerceu o direito de voto no ato eleitoral que decorre este sábado entre as 9h00 e as 20h00 no Estádio do Dragão. Acabado de votar, o candidato à presidência do FC Porto pela lista A mostrou-se “feliz” por ver tudo “a decorrer normalmente”, mostrou-se “confiante” na vontade dos sócios e deixou a garantia: “Se não vencer as eleições continuarei a acompanhar o clube em todas as modalidades”.

Um clube vivo
“Correu normalmente, votei há cerca de uma hora e a adesão em massa é um sinal de vitalidade do clube. Fico feliz por isso, está a decorrer normalmente como decorrem todos os atos eleitorais do FC Porto.”

Esperança viva
“Confiante eu estou, na medida em que durante a campanha lidei com muitas pessoas que me transmitiram uma confiança grande. Isso pode não ser correspondido nas urnas, mas estou confiante. Os sócios é que escolhem e o que eles escolherem está correto.”

Um clube divido?
“A lista B fez tudo para dividir o clube e influenciar os resultados das nossas equipas, como provarei quando isto acalmar. Foi uma campanha tensa, é natural, mas passou das marcas quando insultaram pessoas da minha lista e a mim próprio. Isso não é próprio de candidatos a dirigentes do FC Porto. Fechadas as urnas esquecerei isso e teremos de ser todos pelo FC Porto.”

O recorde de 1988
“Vai passar de certeza, penso que vai andar entre os 15 e os 17 mil votantes.”

Críticas da oposição
“Porque haveria de esperar se o candidato da lista B me criticava por não ter renovado há mais tempo com o Sérgio Conceição? Ele disse que a primeira coisa que ia fazer era sentar-se com o treinador. Se era a vontade dele, e da minha, então não havia por que perder tempo. O Sérgio Conceição é um treinador muito requisitado por outros clubes e não quisemos arriscar. Não percebo onde está a crítica, mas também as ouvi sobre o negócio do estádio. Ouvi um senhor Camelo, numa televisão, a falar em falta de ética. Onde está a falta de ética? Vamos receber 65 milhões, já podíamos tê-los recebido mas só vamos recebê-los em junho seja qual for a direção. Não antecipámos receitas e deixámos a possibilidade de anularem o contrato. A Academia era uma necessidade premente, criticavam-nos pela demora e quando o fizemos, ultrapassadas as dificuldades postas por queixas anónimas, obviamente que fizemos a escritura.”

Operação pretoriano
“Se os adeptos souberem que a lista B antes dessa Assembleia Geral apelou a que todos viessem filmar, reunissem em grupos, chamassem os jornalistas e a polícia… acho que isso nos beneficiaria.”

Um sócio como tantos outros
“Se não ganhar continuarei por aqui sem funções, passarei a ser um sócio que vê o clube sem responsabilidade, problemas e preocupações. Sou sócio do FC Porto há 70 anos e nunca deixarei de o ser nem de acompanhar o FC Porto para toda a parte. Se não vencer as eleições continuarei a acompanhar o clube em todas as modalidades. Viveria mais a minha vida, a minha família, poderia passear e finalmente ter férias ao fim de tantos anos.”

André Villas-Boas
“Não tenho o número dele, não posso falar. Mas quem vencer tem que receber o testemunho, os dossiês e isso é normal, seja o Villas-Boas ou o Nuno Lobo. Acho que a campanha foi desigual, houve jornais em que ele teve páginas inteiras e eu não. Ele falou para todos os jornais, eu tive o Correio da Manhã e o Record a insultarem-me, mas os sócios conhecem bem o clube e sabem quem lhes interessa. Se entenderem que eu devo continuar, continuarei com a mesma paixão com que assumi a presidência em 1982. Se entenderem que não eu saio tranquilamente e eles ficarão com a responsabilidade da mudança, serão responsáveis pelo que correr mal.”

+ notícias: Desporto

FC Porto: Perguntas e respostas sobre as novas regras de acesso ao Dragão

O FC Porto acompanha todas as dúvidas e interrogações que surgem no universo azul e branco. Eis um guia prático para consulta e em atualização sobre as novidades a ter em conta e que entram em vigor já a partir do jogo de apresentação contra o Al Nassr, marcado para 28 de julho às 18h30 (Sport TV).

FC Porto (Basquetebol): Dragões no Grupo I da FIBA Europe Cup

Sorteio da fase de grupos realizou-se nesta sexta-feira e ditou viagens à Bélgica, à Grécia e à Hungria.

FC Porto (Voleibol): Bruna Correia assina até 2025

Bruna Correia vai integrar o plantel do FC Porto em 2024/25. A central de 20 anos, que é internacional pelas sub-22 de Portugal, chegou ao Dragão proveniente do Vitória de Guimarães.