“Delfim” de Rui Moreira criticado por escolhas para as eleições de 2025

“Delfim” de Rui Moreira criticado por escolhas para as eleições de 2025
Porto Canal | Pedro Benjamim
| Porto
Porto Canal

O presidente de “Porto, o Nosso Movimento” está a ser alvo de fortes críticas que surgem não apenas do executivo da Câmara Municipal do Porto, onde figura como o número dois de Rui Moreira, mas também mo seio da própria associação cívica. Quem o diz é o jornal ‘Público’, que esta sexta-feira relata o desconforto sentido desde que Filipe Araújo assumiu de forma mais acérrima a sua propensão à liderança da quarta maior câmara do país.

De acordo com informações avançadas pelo ‘Público’, a mais recente quezília prende-se com condições impostas para a disputa eleitoral autárquica que terá lugar em 2025, na qual o vice-presidente da autarquia portuense deseja que os independentes que atualmente governam a cidade se apresentem com listas próprias, deixando assim de lado qualquer possibilidade de coligações antecipadas com outras forças partidárias.

O jornal ‘Público’ relata que esta notícia foi mal recebida, quer pelo movimento independente, quer pelo atual executivo camarário, sendo o engenheiro de 46 anos acusado de tentar sobrepor-se a Rui Moreira, que conta ainda com dois anos de mandato. Por sua vez, PSD e CDS, partidos que apoiam a associação cívica, também se terão mostrado desagradados com a posição assumida e que antecipadamente os coloca de fora de uma possível solução de projeto conjunto para a autarquia.

Em declarações ao ‘Público’, o responsável pelo pelouro da inovação e transição digital desvalorizou a situação, afirmando que percebe que “haja pessoas interessadas em fazer outras leituras das minhas palavras”, frisando que o “importante é dizer que o movimento tem um grande legado e ninguém perceberia que, em 2025, o movimento desaparecesse". “Temos trabalhado numa lógica de uma proposta para 2025 e tirar ilações sobre a forma como é que o movimento se apresenta daqui a dois anos é extemporâneo”, realçou.

Recorde-se que ao longo das últimas semanas o edil portuense tem sido apontado como um forte candidato às eleições europeias de 2024, enquanto líder da lista do PSD. Os sinais de aproximação entre independentes e sociais-democratas têm sido claros, sendo disso exemplo um jantar que no início do ano sentou à mesma mesa Rui Moreira e Luís Montenegro.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).