Rui Moreira candidato do PSD para as europeias? “Há opções que engrandecem”, diz Montenegro

Rui Moreira candidato do PSD para as europeias? “Há opções que engrandecem”, diz Montenegro
| Porto
Francisco Graça

Há um “namoro” entre o presidente da Câmara Municipal do Porto e o PSD, que pode, ou não, ser consumado nas próximas eleições europeias, já em 2024. Esta quarta-feira, em Bruxelas, quando confrontado com a “hipótese Moreira”, o líder social-democrata Luís Montenegro não foi direto, mas piscou o olho: “Há opções que engrandecem”.

A aproximação já vem de longe. Ao contrário do que acontecia com o anterior presidente “laranja” Rui Rio, com uma relação crispada e pouco amigável com o autarca independente, a ligação Montenegro-Moreira tem sido pontuada por almoços, convívios e ‘photo ops’ – oportunidades para fotografias a dois que assinalam uma nova época de bem-estar. Têm sido inúmeras as imagens publicadas em redes sociais e até em espaços mais institucionais, como o próprio site da Câmara do Porto.

Porto Canal

Cumprimento caloroso entre dois amigos, com direito a fotos no site da Câmara Municipal do Porto

Esta quarta-feira, numa visita à delegação do PSD em Bruxelas, Montenegro quis ser “claro”: “Há uma coisa que quero garantir: nós vamos às eleições europeias para ganhar”. E sobre os candidatos? Luís Montenegro chutou para campo, “não tenho ainda um calendário predefinido, mas será a tempo dos eleitores poderem amadurecer a sua decisão”. Rui Moreira é hipótese?, insistiu-se pela terceira vez. “O PSD terá uma lista que possa absorver gente da sociedade, que possa enriquecer o papel do nosso grupo do Parlamento Europeu”. Uma não-resposta que diz (quase) tudo.

Amizade com Rui Moreira

A boa relação entre os dois presidentes – do Porto e do PSD – está escrita nas fotografias que vão pululando. Uma receção “amiga” do autarca na Casa do Roseiral, edifício predileto de Moreira nos jardins do Palácio de Cristal com vista para o Douro, teve direito a notícia no site da câmara em maio do ano passado.

Em julho, Moreira deslocou-se ao 40º Congresso do PSD no Pavilhão Rosa Mota para dizer que ficava “muito satisfeito” com a liderança de Montenegro, e que via no político de Espinho “amizade” e “enorme consideração”.

No início de fevereiro, foi a vez de um almoço entre os dois promovido pelo diretor-executivo do Grupo Simoldes, numa casa particular em Oliveira de Azeméis, mas com direito a fotografias e “sopros” à imprensa.

E não se pode esquecer a entrevista de Moreira à Antena 1, há mais de um mês, em que diz preto-no-branco que se poderia deixar “tentar” pela proposta de Montenegro, se ela chegar: “Não podemos dizer hoje se amanhã me propuserem aquilo aceito ou não aceito (…) para já, não fui convidado”.

Ao Porto Canal, fontes próximas do presidente da Câmara do Porto insistem que, mesmo que a proposta formal chegue (porque a informal sempre esteve em cima da mesa), a decisão pode não ser assim tão clara. “Rui Moreira teria de abandonar a cidade com um ano de mandato por cumprir. Não é, de todo, a vontade dele”. “Está à espera”.

Paulo Rangel tem palavra a dizer?

No PSD, falta perceber como vai agir o “barão” do Porto, o atual eurodeputado Paulo Rangel. O jogo político seria abrir caminho para Moreira nas europeias e estender a passadeira a Rangel nas autárquicas, oferecendo as chaves da cidade ao professor universitário.

Dirigentes sociais-democratas da região do Porto acreditam que o “eleitorado natural” do PSD foi absorvido pelo movimento independente de Moreira – se o líder do grupo estiver do lado “laranja”, seria “lógica” a transferência de votos. Mas o Porto sempre desafiou a convenção política.

Porto Canal

Uma cortesia no Porto: Rui Moreira recebe Luís Montenegro na Casa do Roseiral antes das eleições internas do PSD

E o movimento independente? Sobrevive sem Moreira?

Atrás de Rui Moreira, há dois vereadores portuenses que já se posicionaram. Tanto Ricardo Valente como Filipe Araújo foram eleitos pelo movimento independente e falam abertamente da possível sucessão.

Ricardo Valente é o vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização e também da Economia, Emprego e Empreendedorismo, enquanto Filipe Araújo assume a função de vice-presidente da autarquia.

Porto Canal

“Tanta coisa pode acontecer, não faz sentido começar uma campanha agora. O que eu posso dizer é que vou preparar o embate duríssimo de 2025”, diz Filipe Araújo

“Seria muito estranho que ao fim destes anos em que nos dedicámos à cidade, quando os portuenses votaram em nós massivamente, simplesmente cumprimentássemos as pessoas, passar bem e adeus. A associação tem de continuar a ter ambição para o futuro, tem de continuar com uma ideia para a cidade”, disse Filipe Araújo numa entrevista ao Porto Canal em novembro do ano passado.

Ao jornal Público, Ricardo Valente assumiu a intenção de avançar na próxima corrida autárquica. “Em 2025, estou disponível. Acho que tudo é possível com um conjunto de condições que têm de estar em cima da mesa".

+ notícias: Porto

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Atropela homem no Porto depois de lhe serem negadas bebidas num bar

Aconteceu na rua D. João IV, no Porto, na madrugada desta quinta-feira. Um homem de aproximadamente 30 anos ficou ferido com gravidade após ter sido intencionalmente atropelado. A notícia está a ser avançada pelo Correio da Manhã.