Associação cívica vai ser uma "voz forte no Porto", garante Filipe Araújo

Associação cívica vai ser uma "voz forte no Porto", garante Filipe Araújo
| Porto
Porto Canal / Agências

A associação cívica "Porto, O Nosso Movimento" vai trabalhar as áreas social, económica e cultural para garantir que o Porto "continua a ser uma cidade cosmopolita e dinâmica", afirmou esta sexta-feira à Lusa Filipe Araújo, que sábado toma posse como presidente.

"O objetivo dos próximos anos é continuar a trabalhar e contribuir para que o Porto continue a ser uma cidade cosmopolita e dinâmica, numa lógica de trabalhar as componentes social, económica e cultural", afirmou Filipe Araújo.

Filipe Araújo toma no sábado posse como presidente da direção da associação cívica "Porto, O Nosso Movimento", sucedendo a Francisco Ramos.

Em declarações à Lusa, Filipe Araújo, que acumula o cargo de vice-presidente da Câmara do Porto, salientou que este será um "projeto de continuidade" que terá como base a gestão do presidente da autarquia, o independente Rui Moreira, e o seu executivo.

"Desde 2013 que temos assistido a um desenvolvimento enorme da cidade e o movimento tem ajudado à construção desse caminho, que é um caminho independente e com um pensamento muito próprio centrado no Porto, sem diretórios a condicionar", observou.

A par da ambição de que o Porto continue a ser uma cidade "cosmopolita", Filipe Araújo adiantou que o movimento vai também focar-se no "capital político" que, disse, "não pode ser desperdiçado", referindo-se a fundos comunitários como o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o programa-quadro Portugal 2030.

"A associação tem um enorme potencial para contribuir para a cidade", referiu, dizendo que nos próximos anos tenciona também promover "todo o tipo de reflexões e debates" em torno de temas fundamentais para a cidade, e do futuro da mesma, sobretudo, face às "alterações de contexto geopolítico".

De acordo com Filipe Araújo, os novos membros da direção da associação vão também debruçar-se sobre "temas fulcrais" na cidade, dando como exemplo, "o grave problema da VCI (Via de Cintura Interna)", o processo de descentralização de competências em curso, o consumo de estupefacientes na via pública ou o aeroporto Francisco Sá Carneiro e o impacto que este ativo pode representar para a região.

O objetivo, reforçou, é a associação ser uma "voz forte no Porto" e "olhar para o futuro da cidade e qualidade de vida", discutindo a forma como pode ajudar.

À Lusa, Filipe Araújo assegurou que, um dos desafios que enfrenta, prende-se, sobretudo, em "agregar a sociedade em torno dos temas que a associação quer discutir".

"O grande desafio é continuar a conseguir promover no seio da associação e do movimento um grande amplo debate sobre os temas que interessam à cidade e portuenses no seu desenvolvimento", acrescentou.

Além de Filipe Araújo, o movimento contará a partir de sábado com um novo presidente da Assembleia Geral, António Agostinho Guedes, que sucede a Valente de Oliveira. Já o presidente do Conselho Fiscal, José Rebouta, mantém-se no cargo.

A nova liderança, que foi a votos a 26 de novembro, reuniu um "consenso alargado dos associados", refere o movimento numa nota divulgada na sua página da Internet.

A cerimónia de tomada de posse realiza-se na Casa São Roque, em Campanhã, pelas 11h30, e contará com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Apesar das denúncias de utilizadores, sistema para carregar Andante pelo telemóvel já está operacional

Esta quinta-feira, conforme noticiado pelo Porto Canal, foi introduzida uma nova funcionalidade na app Anda, possibilitando assim o carregamento de todos os títulos de transporte via telemóvel. Apesar de algumas denúncias por parte de utilizadores durante a manhã desta quinta-feira, uma fonte dos Transportes Intermodais do Porto confirmou ao Porto Canal que o sistema de carregamento do Andante pelo telemóvel não enfrentou quaisquer problemas técnicos e está plenamente funcional tanto no sistema Android quanto no sistema iOS.

Contas de 2023 da Câmara do Porto apresentam saldo de gerência de 66,9 milhões de euros

A Câmara do Porto discute segunda-feira as contas de 2023, que registaram um investimento de 64,9 milhões de euros, correspondente a 20,4% da despesa total, e um saldo de gerência a transitar para 2024 de 66,9 milhões de euros.